O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A AVENTURA DE LOCOMOÇÃO PARA UM NOVO LUGAR

Faaaaaaaaala galera!

Ontem, como de costume saí de casa para o trabalho.
A reunião era num outro local da empresa, ao qual já fui, mas toda vez é um parto pra chegar lá.

Próximo a um tal de Viaduto Jacareí, local que por sinal não me passa uma das melhores impressões, preciso decer no Metrô Anhangabaú e caminhar até lá.

Só que existem alguns problemas:

1. Preciso subir uma passarela que tem 3 entradas diferentes.

Errou a entrada, fodeu.

E vira e mexe eu erro a porra da entrada. kkkkkk.

2. O GPS do meu celular, em alguns pontos dessa passarela fica parecido comigo. Ou seja: com pontos cegos. kkkkkk.

então, até descobrir que eu errei, demora. kkkkkkkkk.

Resumo. Passei por aquele lugar estranho pra cacete e fui lá.

Depois de ter dado milhares de voltas e o GPS ter se confundido devido aos pontos cegos, ele me manda virar à direita na Rua Santo amaro e eu virei.

Até que eu paro numa porta e pergunto: Número ***.

Por questões de segurança preservarei o endereço.

Aí a moça:

Pode entrar.

Eu crente que tava na porra do número certo, já que ela falou pode entrar, na merda do lugar.

quando me informei sobre o local que deveria ir, eu descubro que estava no número errado. aí questionei: Porque então quando eu perguntei sobre o número *** você disse que tava certo?

Aí, me surge do nada uma bicha bêbada e vem tirar onda com a minha cara.

"Ele é autista!"

Autista porra nenhuma! Eu sou cego! kkkkkk.

"Ai, como você é grosso!"

Como briga não é a minha, deixei quieto, porque na verdade eu deveria responder que se eu sou grosso ela é burra. kkkkkk.

Mas tá bom.

Ela cismou de me ajudar.

Aí ela não consegue ver os números nem pra ela, que dirá pra mim.

quando eu encontro outras pessoas na rua, peço ajuda, já que naquela altura eu não ia chegar a lugar nenhum.

Na boa. Nada contra a orientação sexual de ninguém. Independente da mesma, se não está em condições de ajudar, não ofereça ajuda. rsrsrsrs.

Quando eu peço ajuda porque a mesma já tinha dita estar bêbada para outras pessoas, ela ela começa a surtar:

Você é muito bravo!

Gente. ele é grosso! Vocês nem imaginam! kkkkkk.

Bom... Grosso? Por que? Será que ela andou pondo a mão em algum lugar que eu não percebi?

Voltemos à história.

bom, ao chegar no endereço onde seria a tal reunião, falo com o cara da recepção e me identifico.

Aí ele me diz:

A reunião hoje foi transferida para o prédio da Senador Feijó.

Olha......... Por estar na empresa que trabalho, embora em outro endereço, tive que engolir e guardar. até agora, um grito forte, que viria do fundo do coração e não pude expôr. É o grito salvador e de alívio para uma situação dessas, mas que estava oprimido. agora, nesse espaço mais tranquilo eu finalmente posso soltar.

PUTA QUE PARIU!

Maior sufoco pra chegar lá e, não era lá. kkkkkkkkkk.

Fui ao lugar certo e pronto. O dia correu como normalmente correria.

em casa, relembrando a situação que chegou a ser engraçada, relacionei o fato da bicha me chamar de autista com o quadro "CASA DOS AUTISTAS" exibido pelo comédia MTV há algum tempo atrás.

Lembro que rolou maior escândalo porque uma associação de santa Catarina na época, resolveu processar a MTV pelo ocorrido.

Na verdade, não posso dar uma opinião concreta por não ter assistido ao tal quadro.

Mas alguns questionamentos me surgiram na ocasião:

Será que realmente foi ofensivo?

Ou será que a associação quis na altura, demonstrar alguma luta em cima de um programa humorístico.

Até me questionei quem seria o preconceituoso da história afinal. Mas como estava de férias, acabei não pesquisando melhor o caso para tirar maiores conclusões. assim, fico em cima do muro com a questão... Pera aí. esse em cima do muro não tem nenhuma relação com a bicha bêbada. kkkkkkkk.

O que posso dizer é, como seria se a situação envolvesse cegos.

Provavelmente, uma das associações que dizem lutar pelos direitos e pelo respeito aos cegos, tomaria a mesma atitude. Afinal, seria uma grande oportunidade de demonstrar luta, aparecer e ganhar ibope, mesmo reforçando a imagem de coitado que se costuma dar ao cego e de ser intocável com o qual nem se pode fazer uma piada, o que nesse caso, seria totalmente prejudicial.

Logicamente, essa tal associação ou, talvez várias unidas, teriam uma imagem de se interessar pela causa, tentando demonstrar isso brigando contra um programa humorístico, enquanto vários problemas realmente relevantes continuariam, assim como continuam aí.

1. sabiam que em pleno século XXI, o dinheiro brasileiro ainda não é acessível?

Pasmem. É verdade.

Hoje o cego precisa ter seu dinheiro organizado E ainda está impossibilitado de conferir um troco, ficando assim à mercê da honestidade do comerciante.

felizmente a maioria não tem o hábito de sacanear.

De certo que em cidades grandes como São Paulo e Rio, onde o dinheiro muitas vezes é substituído pelos cartões de débito, essa segurança aumenta bastante. Porém, isso não é a realidade de grande parte do país.

Só agora, as notas de 50 e de 100 reais tem tamanhos diferenciados para promover o reconhecimento, pelo menos destas.

qual instituição está realmente brigando por isso?

se alguém souber responder, me diga.

Não digo com isso que nenhuma instituição faz absolutamente nada pelo cego. Mas uma coisa é certa: Mesmo as que fazem, deveriam dar maior transparência às suas ações ao seu trabalho, o que foi feito em cada mês, pelo menos em seus sites.

Principalmente aquelas que pedem doações.

Aliás, você brasileiro que faz doação não só para algum tipo de instituição como também, projetos como criança Esperança, Ongs e sabe lá o que for, deveria exigir um direito que lhe assiste.

A transparência. saber exatamente o que é feito com seu dinheiro.

depois do conselho dado, voltemos aos fatos.

Então. essa questão do dinheiro não acessível pode causar constrangimento ao cego, maior lógico do que um programa humorístico causaria.

Imagina você pensar que tem uma quantidade de dinheiro e ao pagar um produto, descobrir que não tem devido a antes ter pago em dinheiro para algum comerciante desonesto!

aí sim seria constrangimento.

Mas lógico que para muitas instituições e cegos engajados no movimento, existem coisas mais importantes, como por exemplo criar uma comissão que altera o sistema braille várias vezes, fazendo com que muitos cegos já alfabetizados tenham que reaprender todo o posicionamento de pontos para fazer tais códigos.

Exatamente. Pode ocorrer com o sistema braille que o sinal de adição que uma criança aprende hoje, não seja o mesmo daqui há 10 anos, porque uma comissão que se diz organizadora do braille pode alterá-lo.

e assim vai.

com certeza confundir os cegos com relação ao braille deve ter maior importância que o acesso ao dinheiro.

quando finalmente tivermos a tão sonhada acessibilidade ao dinheiro, que parece absurdo não termos até hoje, mas é a pura verdade, vários representantes, sejam instituições, pessoas, vão se declarar pais desse filho tão bonito.

Logicamente, não saberemos na verdade quem foi.

Agora se quem realmente briga por isso está se sentindo injustiçado com a minha postagem, cadê a transparência?

Outra questão:

Quantos semáforos sonoros você, que mora ou frequenta cidades grandes, já viu na rua?

Provavelmente nenhum.

claro que não é constrangedor pedir ajuda para atravessar a rua.

Mas, ter os semáforos sonoros ajudaria e nos daria maior independência, concordam?

E quem está lutando para melhorar essa situação?

eu não vi. e você?

bom. tenho certeza que se fosse relacionado aos cegos, aconteceria exatamente como descrevi.
Ah! Como eu gostaria de estar errado!

e ainda tem outras questões com relação à colocação proficional, etc, que se eu for citar me alongarei demais.

Agora pra finalizar o post, mais uma vez algo engraçado.

Voltava para a minha casa e uma moça pergunta:

andré. quer ajuda?

Sim....

Estava na esquina da minha casa e ela me acompanhou.

Percebi que era uma moça que faz digamos, bem o meu estilo.

Tava gostando da companhia. segurei o braço dela e deixei que ela me ajudasse.

alguns amigos sacanas, ao ver, diziam:

Tu é safado! Tu sabe muito bem chegar da esquina até a sua porta!

Larga de ser safado!

Aí eu respondi:

De forma alguma. Isso é calúnia! eu não fui safado e ainda digo que fui totalmente honesto!

Ah, sei. Vc é safado!

Não. Jamais. Eu fui é muito honesto.

quando ela me abordou, perguntou: se eu queria ajuda e não se eu precisava..... É diferente! kkkkkk.



Llógico que eu queria. kkkkkkkkkkkkkkk.

Nenhum comentário: