O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

quarta-feira, 24 de março de 2010

Tem Dia que de Noite é Assim

Um amigo as vezes me diz: tem dia que de noite é assim!

Lembram que eu disse no primeiro post que as vezes as pessoas tentam ajudar numa hora que você não precisa e acabam te atrapalhando arrumando um problema que você não tem?

Quando acontece uma coisa ou outra, mas tem um dia específico que a minha vinda para o trabalho eu sinceramente gostaria de esquecer.

Primeiramente. Todo mundo tenta fazer algo que nunca deve ser feito.... Segurar o cego.

Eu nunca vi! O Cego não tem equilíbrio, é aleijado, tudo ao mesmo tempo, porque querem segurar em todas as situações. rs.

Primeiramente, estou chegando no metrô. Tem uma farmácia, uma lanchonete e o muro está à minha esquerda. No final dele tem um paredão na frente...

Quando eu encontro esse paredão na minha frente eu tenho que chegar para a direita que ele recolhe e seguindo, mantendo esta nova parede a esquerda a escada do metrô está logo ali. Então... esta parede é a referência para que eu procure não errar e pegue o muro da entrada do metrô.

A parede está em frente...

Estou caminhando me guiando pelo muro, indo na direção a essa parede que estaria exatamente na minha frente.

Insistentemente uma moça vinha e me empurrava pra fora do muro...

Ela me empurrava, quando eu tentava voltar ela me empurrava de novo... eu tentava voltar e quando tentava achar o muro ela me empurrava pra fora de novo... Tentava e novamente ela me empurrava.

Eu não sabia mais o que fazer! daqui há pouco minha referência já era. Parecia que eu tava brincando de vai-e-vem... rs.

Até que uma hora eu disse:

Mossa! tem a parede aqui na frente e eu preciso bater nela!

A moça nada falou e não deve ter entendido nada. Ué... Por que ele precisa bater com a cara na parede, ela deve ter pensado.... não era a cara, era a bengala. que eu precisava bater.

Pelo amor de Deus gente: quando vocês verem que tem um poste, parede, árvore no caminho do cego, simplesmente digam isso. se ele continuar é porque aquilo que parece um obstáculo é exatamente o que ele tá precisando achar! rs.

Sim. depois da guerra com a parede, chega a escada do metrô.

Venho andando no meu bom ritmo.. a bengala acha o primeiro degrau. quando ia subir com ela para que eu pudesse calcular o meu passo vem um cidadão e, segura exatamente na ponta da bengala!

Aí eu disse: É hoje! Pensei....educadamente, pedi que ele soltasse minha bengala e vou eu fazer todo o procedimento novamente, para subir o degrau... Voltar, ir com a bengala, calcular e subir...

Gente é a bengala que o orienta o cego no passo que você vai dar. se você segura ele fica duplamente cego! rs.

Segurar o cego. essa que é a pior.

Intuitivamente as pessoas nada falam, e simplesmente seguram no braço do cego.

Isso tira a referência. Pelo menos no meu caso.

Se você faz isso na hora que to descendo ou subindo um degrau e principalmente num vão de trem e metrô você corre o risco sério de me derrubar. Pronto já dei idéia a quem quiser ser meu inimigo... Pronto! rs.

Tá... Subi no primeiro degrau e e vem a sequência de degraus pra baixo.

Quando a pessoa segura imediatamente, com uma certa distância do degrau, você ainda consegue parar e pedir: Poderia soltar meu braço, senão eu não consigo descer. quando a pessoa solta eu agradeço ainda, mas legal....

Nesse dia, quando chega na beira do degrau um cidadão tenta segurar meu braço. Foi por Deus. Parar o movimento não dava mais... A minha sorte é que quando ele deu um toque antes que segurasse e eu percebi o movimento e recolhi o braço pra que ele não conseguisse e desci o degrau... Já foi um malabarismo, mas a única manobra possível como um desvio brusco... Pior que quando eu desvio pra direita para que o cidadão não me segurasse, vem uma moça tentando segurar o outro braço!

E era o que tava com a bengala!

Não dava mais para parar, tava no meio da escada e eu tinha que desviar dos braços e calcular os degraus!

Eis que a moça indignada, depois de todo o sufoco fala: é, não quer ajuda né?

Po que injustiça! Eu nunca recuso ajuda. eu só recuso que me atrapalhe!

Mas beleza.. Segui meu caminho já que a mulher não queria ouvir nenhuma explicação. Eu ainda tentei.

Entrei no metrô, desci na República para aquele velho trajeto de pegar ônibus subindo a consolação.

Entro em um ônibus.

O cobrador diz: O banco à sua esquerda está vazio! agradeci e me dirigi à ele.

Vem um senhor e segura no meu braço.

Aí eu explico. senhor. desculpa, mas é que se você segurar meu braço eu não consigo ter referência pra sentar.

Maldita hora que eu falei isso!

Ele soltou o braço e segurou na cintura!

Desde então eu resolvi mudar a frase:

Já foi na hora. Moço. Se me segurar eu não consigo sentar... eu acho que assim fica mais fácil né?

Sim. Ele entendeu.

Esse banco era daqueles que tinha um degrau alto antes de chegar.

Então, daí vem o pior:

O próximo ponto seria o meu. Levantei do banco e ia descer o degrau. Medi a altura com a bengala e quando estiquei o pé e fiz o movimento de descida uma menina segura no meu braço no meio da descida!

Vai minha referência, equilíbrio e quase vou eu no chão. E ela... Eu senti o movimento dela quase caindo.... Lógico. ela não aguentaria meu peso de jeito algum!

Aí eu falei:

Moça, assim você quase me derruba! Ela disse: só quis ajudar.

Sim, entendo. Mas não faça mais dessa forma.

E como eu faço? Primeiramente pergunte se a pessoa precisa de ajuda.

Segundo ela te dirá o que precisa, mas basicamente se quiser guiar alguém você deverá dar seu braço para que a pessoa segure. Normalmente um pouco acima do cotovelo a pessoa segurará. Mantenha-se na frente da pessoa guiada e vai...

Tá... Acho que ela entendeu.

aí desço no ponto do ônibus.

Vou andando na direção da faixa para atravessar a rua:

Alguém me puxa e disse: Moço, senta aqui! Mas que raios, pra que eu ia sentar no banco do ponto de ônibus! aquela história... Cego não pode ser visto em pé.

Moço eu estou indo pra faixa vou precisar atravessar. Então pode ir que tá no caminho certo. Ta bom isso eu já sabia. mas é mais uma. Normalmente cego não sabe pra onde esta indo. rsrs.. Num outro post eu vou falar mais sobre isso.

chego na faixa. quando você está no meio de duas pistas você tentar explicar pra onde vai não é tão eficiente. As vezes você não fala a mesma língua, a pessoa não entende direito, tenta te levar para o lado errado e você para, explica de novo. Isso não é regra, mas as vezes acontece.

Com o tempo, descobri que a forma mais eficiente é você apontar a direção para onde quer atravessar. Não tem erro. A pessoa vai ver e pronto.

Então um moço já chegou.

Você quer atravessar? sim. Pra onde: aponto. Pra lá... Depois escuto:

Pra onde você vai? Fiquei preocupado. será que tem um cego tentando me ajudar? Acabei de mostrar.

Apontei novamente.

Vai continuar na consolação né? Subir oud escer... descer.

O cidadão me ajuda, agradeço e sigo meu caminho:

Ei amigo espera? a paulista é pra lá!

Não sei em que momento eu falei que ia pra Paulista. Ou eu to ficando louco, mas sei lá... E eu falei que ia descer. Pra paulista eu teria que subir. Mas...

bom no próximo post eu falo mais das orientações direita e esquerda e dessa história do cego não saber onde vai. rsrsrs.

5 comentários:

Erika Morais disse...

Olá, André! Meu nome é Erika e sou amiga do André Baldo. É um prazer estar aqui! Então, o que vejo muito acontecer nos pontos de ônibus é o motorista ou os passageiros gritarem com os cegos. E eu várias vezes digo: ele é cego, não é surdo, risos! As pessoas são ignorantes mesmo... Mas nada que não possa ser corrigido. Basta cada um ter força de vontade!

Beijos e nos falamos!

isabelllinha disse...

Muito esclarecedor o post. Sou o tipo de pessoa que gosta de ajudar, mas detesto climas desconfortáveis, e atrapalhar, e este não é o objetivo. Gostei mto do blog, e já sou seguidora. Todos nós somos deficientes, cabe a cada um lidar com a sua e ensinar o outro a lidar com ele. Abraço

Fabiana Hipolito disse...

Hilário algumas situações André! Nossa...
Muito legal esse seu jeito de abordar o assunto. Isso nos fará muito bem, pois iremos tirar várias duvidas...
Realmente percebi que tentando ajudar a gente acaba é prejudicando rs.

Adorei de verdade, sempre vou passar por aqui!

Dei muita risada, lógico, aquela risada sadiaaaa..

beijão, =^.^=

DRI VENDE E CONTA disse...

Meu que da hora que esta seu blog , muito criativo e nos ensina a como lidar numa situaçcao dessa , ja ate sei como sou desastrada ja sei q nem posso ajudar cai eu o cego e ainda me bate com a bengala ksksksksksk mas se ele bater a testa na rua eu vou mandar ele lhe procurar ksksks vc é o maxcimo

André Carioca disse...

Legal ver que a galera tá interagindo, comentando. É isso aí gente! voltem sempre e postem sempre seus comentários