O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Repassando texto

Faaaaaaaala galera!

correria de fim de ano e fico devendo o post sobre o meu niver e o Natal. rs.

Antes, não poderia deixar de publicar aqui, um texto de um amigo, publicado no ortal Vanmix.

Não costumo repassar textos aqui. Mas por concordar totalmente com ele, farei isso.

Segue abaixo

Publicado em 27/12/2010 por Leonardo Gleison
Cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, aperfeiçoaram uma cirurgia feita com córnea artificial.
Retirado Do G1 e comentado por Leonardo Gleison do portal vanmix
Uma nova técnica da medicina provocou uma mudança profunda na vida de um inglês neste fim de ano. Pela primeira vez em dez anos o inglês Norman Simpson (foto) se alimenta sem a ajuda de ninguém. É a primeira vez que ele enxerga a comida depois de uma década na mais completa cegueira.
O jornalismo neste país está de ponta cabeça, ou este cara era meio doido. Eu até acho que de repente alguém com algum tipo de deficiência visual adquirida pode não conseguir comer sozinho, mas é ridículo dizer que ele comeu pela primeira vez desde que perdeu a visão sem ajuda de alguém, na verdade é uma afronta as demais pessoas que perdem a visão e aprendem a se virar, acho que tem certas famílias que super protegem de mais as pessoas, se isso realmente for verdade, alguém da família provavelmente a mulher, o deve ter tratado como um bebê durante todos estes anos.
A conseqüência disto na prática seria sua dependência, caso este não tivesse recuperado a visão, ele provavelmente não se moveria para lado algum sozinho e ficaria neste ciclo até que fosse para o túmulo ou fosse forçado pela vida a tomar uma atitude.
Norman Simpson, de 70 anos, lesionou as córneas em um acidente de carro. Tentou vários transplantes, mas o organismo dele rejeitava as córneas de doadores. A cegueira parecia ser irreversível. Foi quando cientistas da Universidade de Sussex, no sul da Inglaterra, aperfeiçoaram uma técnica com córnea artificial.
A lente de plástico é conectada a um anel estabilizador feito de platina. O anel – que mantém a lente esticada e na posição certa – é revestido com tecidos do próprio olho do paciente, ou de um doador compatível, para evitar a rejeição. Esse tecido é costurado na superfície do olho, no lugar da córnea. Tudo com anestesia local e em apenas duas horas.
Segundo o doutor Sheraz Daya, diretor do Departamento de Olhos do Hospital de Sussex, uma semana depois da cirurgia o paciente já é capaz de enxergar.
Dez anos na escuridão e, de repente, o mundo outra vez diante dos olhos. E em pleno Natal, com tanta coisa linda para ser vista. Para Norman Simpson, nenhum presente poderia ser melhor.
“Quando eu sofri o acidente de carro que me deixou cego, pensei que jamais iria ver o rosto da minha mulher outra vez. Hoje vi o lindo sorriso dela. Foi apaixonante”, comemorou o inglês.
A técnica é interessante, gostaria de ter a opinião de um oftalmologista sobre isso, mas não podemos ficar esperando avanços da tecnologia para voltar a ver e nos acomodar esperando milagres.
Eu dou os parabéns a ele por ter conseguido enxergar novamente, mas critico a falta de atitude e incapacidade de reagir diante da dificuldade visual, 10 anos vivendo como um alto dependente é algo que é difícil de imaginar. E eu não gostaria de ter o mesmo pensamento dependente que na minha opinião ele teve.
Se você ou alguém em sua família tem alguém assim, estimule-o a reagir, não fique apenas esperando a cura, mova-se, ninguém é inválido por apenas ser cego.
Um abraço a todos.
P.S: Este texto não foi digitado pela minha mulher OK? Sou eu mesmo.

Nenhum comentário: