O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

terça-feira, 9 de abril de 2013

Inclusão Se Faz Assim

Faaaaaaaaaaala galera!

Nesse período minha quantidade de postagens na semana diminuiu.

Sabem como é, né? Entrega de trabalhos na faculdade, época de provas chegando, em fim....

Mas essa postagem aqui não poderia jamais deixar de ser publicada.

Deveria até ter feito já no fim da semana passada.

Certa vez citei aqui que, tão importante quanto reclamar dos problemas de acessibilidade é elogiar iniciativas que busquem incluir, tornar acessível. Vim aqui hoje fazer exatamente isso.

A página Língua portuguesa, teve a iniciativa de colocar descrição em suas imagens explicativas das matérias para os cegos também terem acesso.

Bom. Só consegui descobrir a comunidade no Facebook, pois compartilharam comigo. Isso se não me engano foi na sexta e só posso dizer uma coisa:

É muito bom acordar lendo uma notícia dessa! A felicidade é indescritível.

O link para que vocês possam curtir é:


Colo abaixo a publicação deles no sentido de divulgar a iniciativa.

Quem acompanha a página diariamente já deve saber do novo projeto da Língua Portuguesa: tornar todo o conteúdo acessível às pessoas com deficiência visual. É por isso que agora todas as imagens estão vindo com uma descrição. Desta forma, os cegos também estão podendo usufruir o nosso conteúdo através de ledores de tela.

A ideia deste projeto foi da Patrícia Silva de Jesus (Patrícia Braille) que já trabalha há muitos anos com pessoas com deficiência visual. Ela recebeu um e-mail muito especial de uma usuária cega e entrou em contato comigo para conversarmos melhor sobre o assunto. Fiquei encantada com o projeto que me foi apresentado e acolhi a ideia da Patrícia com muito carinho.

Segue abaixo o e-mail que ela recebeu:

"Gostaria de deixar uma sugestão de material que valeria muito a pena ser descrito, de grande utilidade para nós cegos. Trata-se de dicas de Português, da página Língua Portuguesa. O conteúdo é rico, mas todo postado através de fotos, totalmente inacessível” - Sílvia Renata.

Fico feliz de perceber que a maioria dos participantes da página está apoiando esta nova fase da Língua Portuguesa. Agradeço o incentivo e o carinho de cada um de vocês.

Um grande abraço,
Céu

Não sei se o conteúdo postado aqui por mim será lido pelos responsáveis pela página. De qualquer forma, vai aqui minha mensagem:

Vocês não tem ideia do quão são importantes para nós iniciativas como essa.

Quando buscamos estudar, adquirir conhecimentos, alcançar qualificação profissional, os conceitos da sociedade e as iniciativas paternalistas de quem está no poder faz com que os incentivos sejam os mínimos.

A possibilidade de compreender o conteúdo de  uma página sobre língua portuguesa através de uma descrição, soa,, no momento em que mais precisamos, como a mão que nos vem apoiar e ajudar a seguir o caminho.

Tenho certeza. Enquanto estou vivendo o cotidiano de trabalho e estudo, muitos cegos ao redor do país estão ouvindo constantemente a frase: “Estudar para quê?”

E o mais triste nisso tudo é vermos a falta de estrutura, desinteresse na inclusão e falta de boa vontade em incentivar o acesso à educação por parte de alguém com alguma deficiência, fazerem muitos encararem tal frase como verdade com o passar do tempo.

Dizem por aí:

“Tudo que é bom, se copia”. Ou, com tom de bom humor, se diz: “Nada se cria. Tudo se copia”.

Assim sendo, tomara que essa iniciativa seja copiada por páginas de língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Etc..

Um comentário:

Leo Rossi disse...

olá andré, boa tarde! Não achei um e-mail seu, por isso escrevo aqui. Tá rolando o Festival Melhores Filmes em SP. Audiodescrição em todas as sessões, são mais de quarenta filmes. Eis a programação aqui: http://iguale.com.br/festival_sescmelhoresfilmes.php
Vale um post.
Abraços!
Leo Rossi - Iguale