O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CONSUMO INACESSÍVEL

Faaaaaaaaaaaaala galera!

Segunda-feira e a preguiça domina?

Passei por isso antes de levantar.

Esse som aqui me ajudou a acordar e espero que te ajude também.

https://www.youtube.com/watch?v=TNKttMFgaf0

Já bati várias vezes nessa tecla.

A cultura de nossa sociedade com relação aos cegos faz com que até
hoje, não sejamos vistos como consumidores.

Semana retrasada, me aconteceu mais um fato que ilustra essa infeliz realidade.

Quinta retrasada, entrou em cartaz nos cinemas o filme Guardiões Da Galáxia.

Ouvi falar muito do filme e decidi assistir. Minha vontade ficou bem
maior após assistir ao trailer do filme. aliás, acho que os trailers
são divulgados exatamente com essa intenção, certo?

Primeira semana, procura grande e, para não correr o risco de ir ao
cinema e bater com a cara na porta por não haver mais seções
disponíveis, como aconteceu comigo na estreia do filme 2012, resolvi
comprar online através do Ingresso.com.

Já cabe uma correção aqui. Tentar comprar seria o termo correto a ser
utilizado nesse caso.

Primeiro fui ao aplicativo para celular.

Achei o cinema próximo à minha casa e o escolhi.

Abriu a tela para escolher o tipo de seção.

Aí, meu problema começou.

Não tinha nada que indicasse a seção na qual estava clicando.

Se era legendada, dublada ou 3D.

Resolvi então desistir, abrir meu Notebook e ir pelo site.

Lá, achei o cinema mas jamais, de uma forma acessível, o botão para
comprar o ingresso.

Talvez, existisse alguma imagem indicando onde eu deveria clicar, mas,
por motivos óbvios, não vi.

Custa colocar um link ou um botão chamado comprar na porra do site?

vVendo que não tive sucesso na tentativa,...... Pera aí...... De
repente eu deveria escrever: Não vendo que não tive sucesso na
tentativa.... Mas pera aí....... O não ficaria redundante..... Em
fim..... kkkkkkkk.

Mas, vendo que não teria sucesso na tentativa, retornei ao aplicativo
e escolhi uma das salas disponíveis na sorte.

Exatamente. Mesmo sem saber qual seção assistiria, cliquei naquela
sala mesmo. Exato. escolhi a do número mais simpático.

Ei.... Nem venham me zuar. Esse filme não passava na sala 24, tá? Só a
título de informação. kkkkk.

Escolhi o número e tentei avançar.

Próxima tela e me deparo com o que?

Mapa de assentos.

Escolha seu assento e clique em próximo.

Puta que pariu!

Como é que eu vou clicar na merda do assento agora?

Tive uma ideia brilhante:

Vou clicar em qualquer ponto da tela e avançar. Afinal de contas, não
vou ver a imagem mesmo e aí qualquer lugar ta bom.

O detalhe é que ele não deixava avançar se não escolhesse o lugar.

Cliquei em qualquer ponto da tela e fui avançar. Recebi a seguinte mensagem:

"Esse assento é reservado para pessoas com cadeira de rodas. confirma a compra?"

Ta de sacanagem.

Por que, além do assento e o botão de avançar, não tem a opção: "Se
você é cego clica aqui?"

Ta. Eu sei que eu sentaria no lugar que sobrou. Mas, desde que não
fosse no colo de um outro cara, eu aceitaria numa boa!

Tentei tocar num outro ponto da tela, mas, pior:

Tinha que dar a sorte de clicar em um assento não ocupado.

Depois de meia hora tentando ver se clicava em algum assento
desocupado por sorte, fechei o aplicativo, sendo assim, obrigado a
desistir da compra.

O que me restou?

Esperar algumas semanas e, contando com uma menor procura, tentar
comprar o ingresso na bilheteria e assistir ao filme.

Já sei. Vocês vão me dar a ideia genial: Compre pelo telefone!

Se existe a facilidade de comprar online, gastando com isso menos
tempo, porque não posso usar?

Além disso, se eu conseguisse comprar pelo aplicativo, poderia receber
o ingresso por ele e ao entrar, simplesmente mostrar a tela do meu
celular.

Ou seja: Comodidade e praticidade não faz mal a ninguém e para nós, é
menos uma fila para enfrentar.

E se você disser que por ser cego tenho prioridade em filas, vou te xingar.

E sabe por que isso ainda acontece?

Sabe por que a acessibilidade ainda é ignorada nesses casos.

Porque infelizmente ainda não passa pela cabeça de muitas pessoas que
cegos acessam a Internet, que usam celular e juro!

Já me perguntaram:

O que você faz no cinema? Não vê filme nenhum!

Infelizmente, em pleno século XXI ainda tem gente que pensa assim.

Poucas são as empresas que realmente nos enxergam como consumidores e
se preocupam com a acessibilidade na aquisição, atendimento...

Só falta agora, para finalizar a compra, termos que clicar no desenho
da bandeira do cartão, sem haver um nome associado ao botão de opção
com o mesmo.

Aliás, isso tem sido bastante comum hoje em dia.

Uma vez tive esse problema com o site da Avianca.

Agora, vou citar também o lado positivo.

Sites onde conseguimos comprar na boa.

Americanas, Auto Viação 1001, Viação Cometa, Submarino, Pão De Açúcar
Delivery, etc..

Fico por aqui, na esperança de conseguir assistir ao filme amanhã, até
porque vou pagar meia entrada.

Todo mundo sabe o porquê do desconto, né?

Lógico! Todos lembram que sou estudante universitário e, cliente Itaú,
tendo o direito pelo segundo motivo em alguns cinemas e pelo primeiro
em grande parte deles, senão todos.

Um comentário:

dorinnha disse...

já passei por isso no cinema também. fomos assistir piratas do caribe 4, e deu o que fazer pra conseguirmos comprar o ingresso, e quando entramos na sala, ainda ouvimos assim: "olha, eles vieram aqui pra não ver nada? que será que eles vam fazer então?" eu tive que rir pra não chorar.... pena que meu marido não é descontraído assim, né?