O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cegos não são iguais

Faaaaaaaaala galera!
Hoje vou falar sobre duas coisas.

É interessante como as pessoas vêem uma certa igualdade de um cego para o outro. Não é raro, aparecer tipo 2 cegos totalmente diferentes fisicamente e alguém perguntar se são irmãos.

Sei lá...

Vou contar uma.

Sábado passado, rolou aqui em São Paulo a Reatech.

É uma feira de tecnologia voltada para pessoas com alguma deficiência. aliás o pessoal adora usar esses termos.

Deficiente, Portador de deficiência.. Preparem-se... Vem um outro termo que é o mais fresco de todos.... Portador de Necessidades especiais.

Aliás hoje mesmo pensei:

Várias vezes, quando me direciono à porta para descer do ônibus, o cobrador avisa ao motorista:

Especial descendo no próximo...

Hoje pensei.... Putz! caramba! Agora que me dei conta que quase todo dia sou chamado de pastel de feira!

Sim... Toda feira aqui em São Paulo tem a barraca de pastel e tem dentre as variedades o especial!

Pior que tem um agravante nisso né? Muita gente come o especial... Não, eu não! O pastel.... Olha como fica grave eu ser chamado de "especial todo dia"!

Gente, quando eu for na feira agora e alguém do meu lado na barraca de pastel pedir um especial, acho melhor eu sair correndo!

Ou perguntar primeiro se o cara por acaso é motorista ou cobrador de ônibus. se for é mais um motivo pra eu me preocupar... sei lá, né!

Mas tá... Voltaremos a Reatech. Lá são encontradas novidades em equipamentos que auxiliam cegos, surdos, cadeirantes etc no seu dia-a-dia.

Então, encontra-se vários por lá.

Estava eu com 2 amigos cegos do rio no metrô a fim de ir para essa feira. No metrô encontrei outras pessoas conhecidas..

Ao chegar na Sé, na transferência para o metrô Jabaquara escutamos o seguinte comentário:

Ué mas aquele grupo não acabou de sair desse metrô?

rsrsrsrs. Provavelmente algum outro grupo de cegos passou naquele momento, mas como na cabeça das pessoas todos são iguais... rs.

O pior é quando acham que outro cego faz a mesma coisa que a gente faz. Tipo: Já me perguntaram: Você é Advogado? Não, por que? É porque ontem eu encontrei um amigo seu... Ah, outro detalhe... todo cego é amigo... Ainda tem essa... você pode nem conhecer, mas as pessoas acham que vocês se conhecem e são amigos. então... É que ontem eu conheci um amigo seu e ele é advogado.

Putz...

Certa vez um amigo meu conta que, numa esquina, aparece uma pessoa e oferece ajuda para atravessar a rua.

Amigo, você quer ajuda? Sim quero. Olha, eu não ia te oferecer ajuda não. É que semana passada ofereci ajuda a um amigo seu e ele me tratou tão mal!
Ele responde: ah, não liga pra isso. É só não generalizar... semana passada, por exemplo, um amigo seu me ofereceu ajuda para atravessar e no fim tentou me assaltar... Mas nem por isso eu neguei sua ajuda.. O cara ficou furioso... Que história é essa rapaz? Amigo assaltante, eu? a não amigo desculpa... Foi mal... É que como o outro que foi grosso contigo só porque não enxerga é meu amigo, e aquele que me ofereceu ajuda também enxerga como você, achei que era seu amigo! kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Disse que depois até o cara se tocou e riu.

Esse post termina aqui.

Logo logo eu to de volta.
Até mais!

Nenhum comentário: