O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cegueira não tira individualidade

Faaaaaaaaala galera!

Em primeiro lugar, agradeço aqui à todos os amigos que sempre dão apoio ao blog, visitando, comentando e aqueles que nos encaram como pessoas normais.

Alguns chegam até ao ponto de copiar algumas características.

Tenho uma amiga que está tão interada em saber como é o cotidiano do cego, que já começou a não ver a padaria da rua barra Funda quando está dirigindo e agora, no último domingo, confundiu um boteco de esquina com a padaria.

A mas pelo menos ela ainda está vendo o trânsito. Isso é legal.

Alias, farei uma campanha para que consigamos achar um GPS para ela. calma. Mas não poderá ser simples. Tem que ser um GPs que evite que ela vire para a esquerda quando ele aponta para a direita. Já existe?

Então é assim. Eu estava falando da questão da individualidade.

Resolvi postar isso depois de falar com um jovem cidadão do Metrô que quis tirar algumas dúvidas. afinal existe o treinamento, mas existem situações práticas que o treinamento não consegue passar.

Exemplo: Corrimão em escadas.

Alguns cegos preferem usar, colocar a mão nele antes de entrar na escada rolante e tal. Eu, já prefiro não utilizar, tendo como guia ou o passo de quem está conduzindo, ou, se estiver sozinho, a bengala.comento agora 2 fatos muito interessantes:

Certa vez eu comentei com uma amiga que os lugares que favorecem mais o cego e que normalmente as pessoas procuram para morar são aqueles que tem comércio e condução perto. Normalmente isso serve como um critério bem alto na escolha.

Perto de Metrô no caso de são Paulo, ou perto de locais onde se tenha várias opções de ônibus.

Depois o comentário que eu fiz.

Eu gosto muito de morar aqui no centro de São Paulo.

Putz, eu não quero sair do centro.

Eu quero morar sempre perto de metrô e se um dia eu sair de onde eu to, com certeza será nessa região ainda do centro que eu quero morar. Não gostaria. Lugar perto de metrô é sempre bom. Mas se eu tiver que optar entre um local perto de metrô na zona Leste, ou Norte Ou Sul, eu ainda prefiro o centro.

Aí, num determinado momento eu escuto ela passando a informação para outra pessoa.

Bom, por exemplo: eu to aprendendo muita coisa: quer ver.. sabiam que o melhor lugar pra cego morar é no centro?

Putz...... Calma... Menos.... Eu, andré, prefiro o centro. Mas tem cegos que adoram a zona Leste ou outras regiões... Menos...

A outra situação foi perto da minha casa.

Existem vários caminhos para se chegar no metro. Pedi para me ajudarem numa esquina a atravessar a rua.

Virei na próxima e a pessoa me questionou: Outro dia um sego me pediu ajuda para atravessar sentido metrô mas em vez de virar aqui ele subiu reto na rua.

Sim... Ué mas como? Por aqui não é melhor?

Eu vejo sempre você e mais alguns virem por aqui... Bom.... É melhor para nós, mas talvez não pra ele.

Mas por que? Bom, eu só posso falar por mim. Por que ele acha o outro caminho melhor, só ele pode responder. Eu acho que tem menos obstáculo e tal... Mas ele pode ter motivos para preferir o outro caminho. sei lá. Ou por desconhecimento de outros, ou preferências mesmo.

Então galera, nunca se esqueçam. cegos, cadeirantes, surdos, também tem individualidade.

2 comentários:

TaninhaxD disse...

SABE NÃO QUERO CITAR QUE ESSA SUA AMIGA PRECISA PASSAR UNS DIAS COMIGO ... POIS EU CONHEÇO MUITO BEM SÃO PAULO E ELA NEM IRIA PRECISAR DE GPS

AHSDUASHDAUDHAUSDHASDA

CEGO É TUDO IGUAL ??? AHH NEH NÃO O ANDRÉ MEU PÃO DE FORMA INTEGRAL POR EXEMPLO ELE QUANDO VAI PRO RIO DE JANEIRO VOLTA PURURUCA HAHAHHAAH

André Carioca disse...

Contigo? Bom eu não queria citar nomes de quem precisa do GPs e de quem não viu a padaria. Mas como você mesma apareceu... kkkkkkkk