O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A cegueira lucrativa para uns e prejudicial para a imagem de outros.

Faaaaaaaaala galera!

Hoje vou citar um ponto bem polêmico e que, infelizmente, até hoje ainda existe.

a associação do cego com a caridade.

Este fenômeno ocorre por várias razões:
1. O posicionamento de alguns cegos. enquanto temos os que como eu trabalham, procuram crescer, aqueles que estudaram ou estudam, também tem aqueles que se aproveitam da deficiência para tentar levar vantagem, pedindo nas ruas, nos ônibus, nos trens.

E infelizmente, a primeira impressão é a que fica.
Se a primeira pessoa cega que um cidadão se depara está pedindo, ou agindo assim, achando que tudo tem que ser doado etc, tenderá a generalizar.

Só que isso, parte de cima.

Vejam quantas iniciativas existem para contribuir.
O Governo Federal, dando uma quantia que soa como esmola para algumas pessoas com deficiência, sem fiscalizar. Daí, vemos recebendo o tal do Loas pessoas que poderiam trabalhar, estudar. É pouco mas se conformam em tentar viver apenas com essa esmola doada. Não estou dizendo que não possa haver pessoas que precisem do auxílio enquanto se qualificam. Mas que existem os que nada querem fazer e se aproveitam.

E para os políticos, muitas das vezes, é mais importante fazer isso do que lutar pela igualdade. Afinal o que dá mais voto? Lutar pela igualdade ou dar uma de caridoso, doando a quantia para o cego, o transporte gratuito ou até mesmo, saindo da deficiência, doando aquele tijolo para a construção do barraco, uma camiseta.
além disso, algumas instituições insistem ainda em alimentar essa imagem do cego, utilizando-a para conseguir doações.

Vocês devem se lembrar de uma que há pouco tempo, veiculava uma propaganda no rádio e na TV, pedindo doação e utilizando a frase: "Ajude um cego à atravessar a vida".

Daí, descendo mais a escada, atinge aos cegos que acham isso conveniente, até refletir na nossa imagem perante à sociedade.

E aí vem as situações engraçadas, porém absurdas e algumas citarei aqui.

Ainda morava no rio. Saí do trabalho e fui em direção ao Saara (que é um grande shopping a céu aberto no rio). Afinal era dia de pagamento e o que me atraía por lá era poder comprar castanha de caju salgada por um preço bem mais barato. Pelo preço que eu comprava um pacotinho na rua, lá em comprava em uma loja, meio quilo rs. E quem sabe comprar algum CD. Rs.

Quando eu passava pela rua, vem um senhor tentando me abordar.

ei, .... toma um realzinho pro senhor!

Eu, sacana como sempre, respondi. Cara, na boa... Se for juntar todas as contas aqui que eu tenho pra pagar.... Pera aí... Olha cara, na boa.. Uma de 50 até me ajuda... Mas um real... rsrsrsrs. Ele começou a rir... daí ele perguntou se eu tinha saído do trabalho, o que respondi sim.

Outra vez. Tava desempregado e ganhava uma graninha com alguns bicos.

Aula de Informática, montagem e manutenção de micro, tudo era válido.
Até que certa vez saí de um atendimento na hora do almoço, em um bairro que pouco conhecia. Perguntei se ali perto não havia um lugar que eu pudesse almoçar.

Aí fui informado de que havia uma churrascaria à quilo na região.
Pensei: Sábado. Não vou fazer mais nada... Putz. Brahma gelada, churrasco. Po é o canal!

cheguei no local. Perguntei como era o esquema para o almoço. Afinal quem sabe não trabalhassem com algum pacote, tipo rodízio ou sei lá.

Então entrei e quando o camarada se aproximou eu perguntei:

Como é o esquema de almoço aqui?

Ele me responde: aqui você almoça por 4 reais. Achei estranho. Ué... como assim? Mas.... então... Almoço o que? Bom. arroz, farofa e aí as guarnições normais do churrasco no rio rs... Uma cocha de frango e uma linguiça.

Po, quem me conhece sabe que uma cocha e uma linguiça pra mim nem dá pra começar! rs. Perguntei:

É a opção que você me oferece? sim... E eu pensando... Mas calma... Eu já ouvi gente pedindo picanha, alcatra, etc... Questionei isso à ele. Ele disse: Mas aí...... Eu... Mas aí o que? Aí a gente pode te ajudar a fazer seu prato e você paga o peso do churrasco. Tá bom... Quanto é o quilo?

Ele me respondeu. aí eu disse... Faz o seguinte: mais ou menos, pra começar, o prato normal, acompanhado de 300 G de carne aproximadamente.. Picanha, alcatra, linguiça e coração se você tiver.

Ele meio sem graça... Tá bom... Po desculpa aí... depende.. só desculpo se vc tiver aquela gelada pra me mandar agora... Tem?

Mandou a cerveja.

Daqui há pouco chega um camarada frequentador e vem conversar comigo. Perguntou: Você está passeando aqui?

Aí expliquei toda aquela história. Que eu tava fazendo um serviço ali, me indicaram o local pra almoçar, bla, bla, bla. Fiz amizade com o cidadão, fiquei lá um tempo até que depois de algumas cervejas e Depois de ter almoçado e pego mais alguns G de carne para tira-gosto, fui embora.

Paguei a conta e saí. O dono do local se ofereceu para me deixar no ponto de ônibus o que aceitei...

Um mês depois voltei lá junto com uma amiga...

Eis que ele comenta: aí. Falei de você esses dias... eu... de mim? Sim. Tenho uma vizinha que tem um filho com deficiência auditiva.

Aí falei pra ela: Você fica tão cheia de dedo com seu filho... Outro dia chegou lá no meu estabelecimento um rapaz com deficiência visual. Sentou, fez o pedido dele, comeu, tomou cerveja, pagou....... Reparem... ele citou o termo.... pagou..... E foi embora...

Ficou mais do que provado que quando eu entrei ali ele achou que eu não iria pagar.... rs...
Agora para terminar vou contar a da semana passada.

Horário de almoço e fui com uma galera aqui do trabalho.

Estávamos em 4 pessoas e achamos que seria mais interessante pegar uma Coca de 2 litros. Sairia mais barato.
Como a gente pega o almoço e cada um fica com o seu papel, na hora que chegou, um dos amigos falou:

Divide a Coca em 4 e marca. O garçon pergunta: Ué! Ele também vai dividir?Daí vocês observam o quanto está enraizada essa história de levarmos vantagens, ou sei lá.

Aí um dos amigos fala: Putz. Ele é o que mais bebe.... Claro que vai dividir! Daí quebrou o clima colocando um bom humor na situação. rsrs.

Sem contar aquela história de nos ajudar a atravessar uma rua, porque precisa ou porque está querendo fazer uma boa ação... Isso existe. Tem gente que age desse jeito. rsrsrsrs.

Nenhum comentário: