O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Voar. Sinônimo de liberdade, mas nem sempre de acessibilidade.



Faaaaaaaaaaala galera!

Hoje, é bem mais comum pessoas viajarem de avião.

As vezes, conseguimos passagens que tornam a viagem até mesmo mais barata do que se formos de ônibus.

Existem empresas como a Decolar, que quando você escolhe um trajeto, buscam as melhores tarifas para você.

É possível, se viajar com antecedência, encontrar descontos bem legais.

Logicamente, esta facilidade tem um custo. A decolar assim como outras empresas do gênero, cobram pelo serviço.

Mas, existe uma alternativa.

Qualquer pessoa pode pesquisar diretamente nos sites das companhias aéreas e montar seu itinerário como queira, certo?

Errado......

Para um cego essa tarefa se torna praticamente impossível.

Algumas empresas são impecáveis no auxílio para embarque e desembarque, assim como em qualquer auxílio dentro dos aeroportos. Destaco nesse sentido a Avianca, a Tam e a Azul Linhas Aéreas. No entanto, o grande desafio é chegar até esse segundo passo.

Sim... Porque é óbvio que para conseguir ser atendido e auxiliado no aeroporto eu preciso primeiro comprar a passagem, né?

O complicador está aí.

Além de pesquisar a tarifa mais barata, precisamos pesquisar em qual empresa conseguiremos comprar. Eita tarefa difícil!

Tudo começa com o aniversário do meu tio. Será na sexta, dia 8.

Ele ficou na dúvida se faria uma festa à fantasia no dia, ou uma semana antes, já que pretendia viajar.

Decidiu pela segunda opção e só me avisaram há poucos dias. Kkkkkkkkkkkkkk.

Vou eu que nem louco atrás de passagem.

Começamos pelas principais.

Avianca. Adoro viajar por essa empresa e até tenho o cartão do programa amigo. Quando o preço compensa, opto por ela.

Gostaria que essa amizade fosse recíproca na hora de comprar a passagem. Kkkkkkkkk.

A acessibilidade no site deles é digamos, terrível.
 A trancos e barrancos, consegui selecionar o voo promocional pra ir.

E a passagem de volta? Não achei... E agora.

Ah... deixa eu garantir a ida, depois eu vejo a volta... Nem que seja de busão. Rs.

Fui lá, escolhi o voo, fiz a reserva, numa dificuldade só devido aos problemas do site.

Depois de preencher tudo isso, não consegui pagar. Kkkkkkkkkkk.

Sério. Primeiro ele abriu uma tela para que eu escolhesse a bandeira do meu cartão de crédito.

Fui na sorte porque só estavam desenhadas as bandeiras, sem a descrição do que você está clicando. É. Uma imagem vale mais que mil palavras. Qualquer um vê a bandeira do cartão ali e clica. Simples, né? Não... kkkk.

Pra piorar a situação.

Em outros sites, quando você clica na loteria como é o meu caso ou clica na bandeira errada, ao digitar o número do cartão ele te alerta que é inválido.

Ali não. Rs.

Bom. Tem alguns sites de compras que tem a bandeira, e no caso de Master Card, por exemplo, colocam ao menos o nome MC associado ao botão com a bandeira para que se saiba onde clica. Será que custa? Que não fosse MC. Que fosse só máster, ou sei lá... Mas que tivesse a porra do nome que inclusive atende às normas de programação.

Todo programador e desenvolvedor aprende que se deve colocar tags nos elementos de uma página ou  objetos de um programa. Se aprendem que tem de fazer, porque não fazem? Bom...

Depois de eu passar lá os dados no escuro, sem saber se tinha clicado na bandeira certa, me abre uma outra tela da Redecard para efetuar o pagamento.

Insiro os dados e a tela se fecha.

Vou lá no meu status de reserva, já que sou cadastrado no site e leio o seguinte:

Aguardando aprovação do pagamento.

Fiquei esperando.

Afinal recebo SMS toda vez que uma compra no meu cartão é efetuada.

No período da tarde, entro no site de novo para ver o que aconteceu e, minha reserva simplesmente sumiu. Gente........ Não fui só eu que não vi... Ela sumiu mesmo! Kkkkkkkkk.

Logo pensei. Putz. Eu devo ter clicado no Visa em vez de Master. Vou lá fazer todo o processo de novo e na hora de clicar, em vez da primeira bandeira vou clicar na segunda. Aliás, deduzo que eram as bandeiras dos cartões. Meu leitor de telas só identificava que eram imagens para serem clicadas. Como se tratava de um campo para selecionar cartões, deduzi.

Entrei no site para executar o planejado. Quando faço isso, cadê a passagem?

Sério. Não tinha mais passagem no horário que eu queria e muito menos uma outra num preço que eu pudesse pagar. Kkkkkkk.

Aí continuamos a saga...

Vamos para a Tam.

No site da Tam, não consegui sequer selecionar origem, destino e data que queria viajar. Desisti e digo que muito provavelmente não comprarei passagem lá tão cedo.

Na Gol, a história se repete. E antes era tão acessível!

Me resta a Azul.

No site da Azul, uma das coisas mais acessíveis é o informe dizendo que nas compras pelo site, há isenção da taxa de emissão, sendo a mesma cobrada nas compras pelo call center e nos balcões.

A questão não é o pagamento de tal valor.

Todos sabem aqui o meu posicionamento com relação a alguns supostos benefícios, vantagens etc.

O maior problema é sermos de certa forma, obrigados a pagar tal taxa, enquanto todo mundo tem chance de não fazê-lo. Uma coisa é pagar o valor pago por todos. Outra, completamente diferente, é pagar por algo que as pessoas não pagam e eu não posso usufruir disso por falta de acessibilidade. Rs.

E é exatamente assim.

O site da Azul Linhas Aéreas tem uma mistura de inacessibilidade com instabilidade.

Hora não aparecia o campo para escolher origem e destino.

Depois de muito tempo, consegui escolher a origem.

Mesmo tendo clicado várias vezes no destino, me era exibida a mensagem: “Você precisa escolher um destino!” Porra. Já escolhi! Vou para o Rio! Ou pelo menos, pretendo.

Depois de tentar durante horas, finalmente consegui escolher os voos  de ida e volta. Falta só preencher um cadastro.

Sim. Eu acho que fiz cadastro lá há muito tempo mas não lembro usuário e senha. Nem tenho certeza que eu fiz.

Quando terminei de preencher, não consegui clicar no botão pra continuar.

Desisti e pensei na possibilidade de pedir a um amigo no trabalho pra fazer. Só que ele também não conseguiu clicar, mesmo enxergando. Kkkkkkk O botão não funcionava.

Em fim: Depois de muita luta a passagem está comprada.

Só espero que na próxima eu consiga comprar alguma passagem nas mesmas condições de todos. Acessando o site, escolhendo e comprando.

Até pouco tempo atrás eu fazia isso. Era tão bom!


Ah. Os sites de empresas de ônibus também não são muito diferentes.

A 1001 se salva nesse quesito. É uma das únicas.

É. Em último caso teria que recorrer a ela... Só que, lembrando o sufoco que passei quando tive que viajar de madrugada.... Sim.... Se eu for pela rodoviária do centro, que é a Novo Rio, tenho muita opção, mas depois o sufoco pra chegar em Bangu...... Ainda mais de madrugada...........

Aí eu teria que viajar no sábado de manhã, encarando as 6 horas de viagem e mais as duas pra chegar em Bangu....... kkkkk.

Aliás aquele 393 é um ônibus que não me dá nenhuma saudade. Kkkkkkk.

Mas para ir à rodoviária de Campo Grande, que está na zona oeste do Rio, só de madrugada ou então no sábado, uma da tarde já. Kkkkkkkkk.

Então. Lembrando da última experiência que tive viajando de madrugada, tentei evitar. Kkkk. Ela tá aqui no blog inclusive.

E por falar em madrugada, ontem não consegui dormir direito fazendo toda essa saga até as duas da manhã. Kkk.

Mas em fim, tudo resolvido.

Estarei eu sábado, se tudo correr bem, no busão gratuito da Azul que vai ao Aeroporto e, no domingo, serei trazido ao meu bairro pelo mesmo busão e, lógico, não deixando de encher a cara em comemoração ao aniversário do meu tio. Kkkkk.

Nenhum comentário: