O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cegos. Verdades E Mitos.



Faaaaaaaaaaaaala galera!

Hoje venho falar de mitos que são atribuídos aos cegos.

Sempre falo aqui das formas negativas com as quais somos encarados. Agora vou falar das positivas, que nem sempre são tão reais assim.

Vou relacionar os mitos com os quais mais me deparo:

1.       “Quando a pessoa não tem um sentido, os outros são mais apurados”. É.... Dependendo da frase até dá pra interpretar e não dizer nada. Agora uma variante absurda dela é:
‘Quando Deus tira um sentido, aguça outro.”

Mentira.... rs. Não sou agnóstico, mas... coitado de Deus.... é tudo ele. Kkkkk.

O que acontece é simplesmente o seguinte:

Sendo cegos, por exemplo, nossa capacidade de audição, tato, olfato, etc., continua sendo exatamente igual à de qualquer outra pessoa. Ocorre que usamos mais.

Alguns exemplos disso:

Ao andar na rua, precisamos ouvir o barulho dos carros para saber mais ou menos a distância de onde estamos para o fim da calçada. Precisamos prestar atenção, quando num ônibus, nos seus movimentos e ter desenhado na mente o mapa do trajeto que ele faz para sabermos onde estamos. Precisamos pegar como referência as alterações nos tipos de piso, ao andar, pra saber perto de qual estabelecimento estamos em um lugar que conhecemos. Precisamos, identificar alguns locais pelo cheiro.

Quem enxerga pode fazer isso? Sim.

Tem a mesma capacidade que nós. Porém, não precisam, pois estão vendo sua localização, os estabelecimentos próximos, a rua onde estão.... Essa é a grande diferença.

Da mesma forma, um cadeirante muitas vezes tem mais força no braço pois, por necessitar, ele desenvolve.

2.       “Na hora do sexo, os cegos tem grande desempenho e dá muito prazer se relacionar com um, devido à sensibilidade que eles tem, até mesmo no tato”.
Sinceramente, no meu ponto de vista, nem lógica isso tem. Kkkkkk.

Gente. Desempenho sexual não está relacionado a enxergar ou não.

Essa “lenda” pode ser verdadeira ou não, tanto com quem enxerga quanto com um cego.

Com isso eu quero dizer que cegos e cegas, assim como qualquer pessoa, também podem ser um desastre na cama. Não caiam nessa. Rs.

3.       “O ouvido do cego é bem mais apurado. Musicalmente então..... Os cegos normalmente são bons músicos. E outros são excelentes massagistas porque tem a sensibilidade no tato.”
4.        
Gente. Música é dom. Não está relacionado a enxergar ou não. Assim como massagem, além do profissionalismo, também precisa ter, como em qualquer outra profissão, vocação.

Cego ter ouvido apurado? Sei lá. Eu conheço cego que gosta de Funk.

E o pior... não to falando do verdadeiro. É desse negócio aí que hoje em dia chamam de Funk e não tem melodia, letra, afinação de quem diz que canta.... Acho que se tirasse a letra e as vozes e deixasse só a batida esse negócio ficaria um pouco melhor rsrsrs.

Antes que me critiquem, gostar ou não de “Funk”, (reparem que coloquei entre aspas), é um direito de cada um. Agora que esse dito Funk divulgado hoje não tem qualquer elaboração musical, é fato, desculpem. Rs.

Tem cego que gosta de música, tem cego que gosta de Funk, tem cego que gosta do Sertanojo Universiotário....... kkkk. Kkkkkkkk. Vai.... Mas o sertanojo Universiotário... OPS..... Sertanejo Universitário, até dá pra dançar... Numa balada, quando você tá bêbado e tal...... Eu mesmo já fui flagrado num sítio tentando dançar Camaro Amarelo..... rs. Será que alguém tem foto disso? Kkkkk.

Já que estamos falando em música, vou indicar um som que conheci essa semana e pirei.


O fato é que ao pesquisarmos entre as pessoas, encontramos adeptos aos mais variados gêneros musicais,  admiradores das mais variadas músicas, dos mais baixos aos mais altos níveis de elaboração e entre os cegos, não é diferente.

“As pessoas cegas são mais sensíveis e carinhosas.”

Gente. Eu já conheci cada bruto que vocês nem imaginam.

Sensibilidade ou não, ser carinhoso ou não é questão de personalidade e também não tem relação com a visão.

Em suma: Tanto nos defeitos como nas qualidades, as pessoas cegas são como as demais.

3 comentários:

Kellerson Viana disse...

Olá André,

muito boa postagem. Gostaria de acrescentar também o mito do super cego! Essa é osso.

André Carioca disse...

Olá Kellerson!

Explica pra gente esse mito do super cego. Fiquei curioso agora. Esse eu ainda não conheço. rs.

Dudu Ballin disse...

E tem aquela pérola: o cego vê com os olhos do coração kkk