O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

cegos e crentes

Faaaaaaaaala galera!

Antes de iniciar esse post, quero deixar bem claro que:
1. Não estou generalizando, pois tenho alguns amigos evangélicos no meu convívio que sabem que sou uma pessoa normal, que me aceitam como sou e tal. Não queria citar exemplos, porque sempre deixamos de falar de algumas pessoas. Mas vou citar 3. Não quero dizer com isso que são as únicas, pelo amor de Deus em! rs.

Mas cito a Adriana, que inclusive tem um excelente blog:
http://drivendeeconta.blogspot.com

Tem também o Roberto e o Ronaldo da lanchonete onde eu tomo café... Falar nisso... ei... citei o nome de vocês no meu blog... Por conta disso meu café é de graça amanhã? rsrsrsrs. Bom, brincadeiras à parte.
2. Também não estou querendo dizer que não existam Católicos preconceituosos, Espíritas como eu, preconceituosos. Em fim.
Vamos começar.
Acredito que esses amigos que citei e outras pessoas também que acabei não citando e ainda outras que ainda nem conheço, sejam verdadeiramente evangélicos. Mas a maioria, podem ser perfeitamente chamados de crentes. Como se fala por aí. Verdade.

digo isso porque eles são crentes que só a religião deles é a certa, que só eles tem salvação no mundo e que Deus só protege e é só deles. Então é uma boa razão para chamá-los de crentes, certo?

E são extremamente preconceituosos.
A e eles não podem ver cego!

Eles logo se aproximam, como bons samaritanos e inconscientemente soltam seu preconceito. Não conseguem resistir rs.

Várias vezes, vem oferecer ajuda. Ou as vezes simplesmente te param na rua para soltarem aquela preconceituosa e discriminatória frase:

Vá na Igreja Tal, que você vai ser curado.... Porra! Curado de que?
Aliás certa vez fiz essa pergunta para um deles... Uma vez fui até mais duro.

faz o seguinte: Me dá o endereço da sua igreja. A as letras minúsculas em igreja foram de propósito, porque não dá pra levar esse tipo de congregação a sério. O chamariz dela para o povo é colocar cego pra ver e aleijado pra andar, como se isso traria felicidade e como se isso resolveria todos os problemas. Cura de uma doença que não existe. quando em alguns casos. Confesso por exemplo que se hoje a visão viesse pra mim ela só atrapalharia a minha vida. Explicarei isso com mais detalhes numa outra ocasião.

Então perguntei a ele o endereço da suposta igreja. Pelo menos eles acreditam que seja. Mas tá... Aí ele disse: Você vai lá? Eu disse não, jamais.

Por que pediu o endereço? Pra não passar nem na porta.

Por que isso? a sim, porque você já acaba de me dar todos os motivos para que eu sequer queira conhecer. como assim?

Você disse: Vá na minha Igreja que você será curado. Não precisa ser muito inteligente para entender que você se referiu à minha cegueira como doença.

Que não é... Ele tentou falar mas eu não deixei. e mais. Além de você se referir à minha cegueira como doença, ao dizer que serei curado, consequentemente que eu deveria ir lá para que Deus pudésse me dar a visão. Isso leva a crer então, que dentro da sua Igreja, vocês jamais me aceitariam como eu sou. Então... vou lá fazer o que?

Agora vamos há duas situações engraçadas que aconteceram, ainda nesse tópico. Ou melhor... 3.

A primeira.

Ia eu para um show Tributo a Cássia Heler com Nando Reis e Toni Platão.

Primeiramente, ao chegar na praia de CopaCabana, fui logo achar um lugar e lógico, procurar uma cerveja.

Passa um camelô vendendo e eu logo pedi primeiramente a cerveja e que de vez em quando ele passasse ali, porque aquela lata já teria secado e com certeza eu ia querer outra. E outra... e outra... Tá... Ele falou que eu poderia ficar tranquilo que ele passaria sempre ali. E cumpriu a promessa. Mal minha lata esvaziava ali estava ele... rs.

Ele só falou que durante o show ele não passaria porque ele não poderia vender ali. Mas faltavam 3 horas. Imagina como eu já estava no show. Rs.

Eis que uma crente passa. eu de frente para o palco, com latinha na mão, bem no meio de onde o povo ficaria e num local que os policiais que fariam a segurança do show pudessem me ver. Me orientaram que qualquer problema era só levantar a mão que eles veriam...

Ela se aproxima e diz: Irmão! Quem bebe não vai pro céu! No que eu respondo: concordo senhora. Quando eu quero beber eu vou é pro bar... Não pro céu....

Várias risadas à minha volta e a mulher sai.... rs.

O show termina. Saindo de Copacabana pra Bangu... 11:30 da noite...

Sabendo que agora ia ter que pegar duas conduções. Uma parao centro e outra pra bangu, que depois de meia-noite só passaria de uma em uma hora.

Felizmente consegui chegar no ponto e pegar o de meia-noite.

Chego no ponto em Bangu.

Desço a uma da manhã. Feriado. Era dia 20 de Janeiro. dia de são sebastião.

Ninguém na rua.

Falei to fodido. Agora eu vou ter que usar o ouvido para atravessar...

Eis que me aparecem duas senhoras que pela conversa vinham de algum culto ou alguma coisa do gênero:

Você quer ajuda para atravessar a rua?

Eu falei sim, preciso atravessar.

Ao chegar na outra calçada e elas disseram: Foi Deus que nos colocou no seu caminho. Aí eu disse: Olha senhora, ei de concordar contigo. Foi mesmo. rs. Pior que foi viu! rs.
Agradeci e segui meu caminho.

a outra foi, também no Rio... Estava no Saara, que um grande Shopping a céu aberto no rio.

Um camarada veio nos ajudar. Estavamos em 3. Nos levou até um determinado ponto, entregou um livrinho pra cada um de nós e começou a pregar.

Eu não sabia como me livrar e o casal de amigos também não...

afinal ele tinha nos ajudado. Até que eu tive uma idéia... abri minha bolsa.

depois começo a gritar indignado! Não acredito!

Meus amigos: Que foi andré? Eu não to acreditando que eu esqueci na loja o CD do Sepultura que acabei de comprar!
O cara... Gente, tá bom o papo mas preciso ir. deus abençoe vocês. Por dentro eu já dizia: Putz funcionou!

Depois que ele saiu meus amigos não se contiveram e começaram a rir.

Agora em são Paulo também aconteceram duas.

Lá na avenida Mutinga em Pirituba.

Querendo atravessar e há 10 minutos não aparecia um pra me ajudar a atravessar a AV.

Até que eu já não vendo alternativa, era época de copa do mundo, peguei uma daquelas cornetas da copa e comecei a tocar pra ver se chamava a atenção de alguém.

Aí vem um senhor:

Você quer ajuda pra atravessar? Sim senhor. É que eu já to vendo você aqui parado Há um tempão......

E eu pensando... Que ódio! Filho da Puta! Por que ele não veio antes então... To a 10 minutos aqui, tá querendo começar a chover....

quando chega no final da travessia ele me diz: Jesus cura, viu?

eu não sabia, eu juro. cura mesmo... Tanto que entre matar o cidadão e agradecer eu ainda optei por agradecer... Realmente Deus me tocou. rs.

E a última. Ia num domingo para a padaria tomar café.

Duas senhoras... Você tem um tempinho para podermos conversar sobre a bíblia?

Eu respondi: A conversar sobre a bíblia? sim.

As senhoras lembram da passagem onde Jesus repartiu o pão em 200 ou 500 pessoas? Não lembro o número, mas não importa. O que importa é o milagre de saciar à todos apenas com um pão.

Aí elas: sim, conhecemos essa passagem! Daí eu disse: Então. acho que ele tá me chamando ali na padaria pra pegar minha parte e tomar meu café... Teham um excelente dia. ahahahahahaha.

Um comentário:

Lucas Fox disse...

Cara, ler os textos do seu blog me trás uma certa nostalgia, são coisas que acontecem com a gente de uma forma tão constante que ler o relato dos outros é uma ótima maneira de dar umas risadas e relembrar as experiências próprias...