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quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bancos e discriminação quase imperceptível contra pessoas cegas

Faaaaaaaaala galera!

semana passada não houve postagem no blog.

como sabemos, tivemos um feriado prolongado e, nele, as condições cevadológicas dos dias não me permitiram postar nada. kkkkkk.

Hoje eu vou falar, lógico, tentando usar o bom humor de sempre, embora o assunto seja sério, sobre as atitudes discriminatórias de alguns bancos para com pessoas cegas.

Alguns bancos hoje, nos dão alguns recursos de acessibilidade, como áudio nos caixas eletrônicos, e, a própria tecnologia, nos permite hoje ter um maior controle, vide SMS informando toda vez que nossos cartões de débito ou crédito são passados, inclusive com os devidos valores, facilitando nossa conferência.

No entanto, todos os recursos de acessibilidade vieram, em contra partida, com uma atitude de certa forma, diferenciada e discriminatória por parte dos bancos.

Vou falar diretamente sobre o Itaú, banco do qual sou cliente.

A primeira atitude do banco foi, nos dar acesso aos caixas eletrônicos.

Nessa modalidade de acessibilidade, quando você se cadastrava como deficiente visual, ele te orientava através de bips, para que você fizesse alterações básicas.

No entanto, essa acessibilidade tinha um custo. Redução do valor diário permitido para saques reduzido à metade.

Na época isso acabava se tornando imperceptível para mim, pois na boca do caixa, era possível fazer os saques quando você precisava e o valor na época sugerido pelo banco, não te permitia por exemplo pagar contas..... Era menos da metade. rsrsrs.

Algumas tudo bem, poderiam até ser pagas.

Mas se essa pessoa cega precisasse pagar um condomínio ou algo assim, não conseguia fazer sequer online pois esse valor também era reduzido na época.

Se o cego, trabalhador, não tem uma agência à mão e morasse sozinho, já era.

felizmente, o débito automático nos salvava e até hoje é uma solução que, eu, pelo menos, utilizo muito para contas.

Quando procuramos esse tipo de alternativa, que por sinal nos atende e muitas vezes de forma até mais eficiente, como o débito automático citado acima, não percebemos que os bancos nos tratam de forma diferenciada e não como correntistas normais.

Em sequida, veio o Bank Line.

Quando você tem a conta cadastrada como deficiente Visual, te era dispensado o Itoken. Sei lá como escreve essa merda..... mas acho que é assim mesmo.

Me baseei então no limite diário para correntistas.

Legal queo Itaú pensou na nossa autonomia e nos deu mais comodidade.

Nas minhas férias de 2011, viajei.

No meio do período, um boleto gerado em meu nome venceria.

Não esquentei a cabeça.

Pensei: conexão à Internet eu terei, já que estava com meu Notebook e meu celular que sempre estão conectados.

Para minha surpresa e sorte, resolvi tentar pagar o boleto online alguns dias antes de vencer.

Grande foi minha surpresa ao receber uma mensagem na tentativa de pagamento, de que não era possível realizar a transação pois o valor era superior ao limite diário e, quando fui verificar, notei que o meu limite diário, para transações online, pelo simples fato de eu ser cego, é metade do limite disponibilizado para qualquer correntista.

Resumindo:

Tive que correr atrás de uma impressora, coisa que eu não tinha no local, para imprimir o boleto e depois, procurar uma agência e pagar o tal boleto, me gerando um transtorno desnecessário e, se pensarmos, até uma maior falta de segurança.

Sabemos que hoje em dia, ocorrem vários golpes nas agências bancárias como assaltos provenientes das famosas "Saidinhas de banco", etc.

Ainda temos um agravante em toda essa história:

Não estamos vendo para observar quem está ao nosso redor.

aí, precisamos apenas contar com duas coisas:

com a proteção de Deus e com a piedade dos bandidos em não quererem nos assaltar por sermos cegos. rs.

No primeiro caso, temos até como contar de uma forma mais efetiva. Mas com a segunda possibilidade.......... até que ponto?

Para a abertura das contas, muitos bancos exigem presença de duas testemunhas.

Tudo bem. talvez queiram até impedir que alguns cegos usem de má fé, não cumprindo algo do contrato alegando que o funcionário não leu.

Mas hoje, com a tecnologia que temos, o cego é perfeitamente capaz de receber um contrato por e-mail e fazer a própria leitura, não exigindo tal prática.

Tá legal.

Abrimos nossa conta, pagamos todas as tarifas exigidas, até mesmo por serviços que nos facilitam, como o do sms quando o cartão é passado e tal, sem reclamar.

Afinal se todos pagam, é justo que também paguemos.

Agora já não é justo sermos castrados na utilização dos direitos dados a qualquer correntista.

Ainda citando o Itaú.

venho passando pelo maior constrangimento como cliente do referido banco dos últimos 10 anos.

Simplesmente, meu cartão, quando tentei usar a função débito, se a máquina for da cielo ele passou a não realizar transação.

Eu digitava normalmente a senha e ele fica processando, dando a mensagem de tempo excedido ao fim.

Por orientação do banco, pedi um novo cartão, paguei a tarifa normalmente como qualquer correntista e o problema continuou, e assim está até hoje.

Porque eu to contando isso aqui?

Porque ontem eu fui na agência e questionei se isso não estava ocorrendo pelo fato do cartão não ter chip.

Gente, parece absurdo o que eu vou falar, mas infelizmente não é.

Fui informado que no meu caso, não liberam cartão com chip..... Porra!.... Pera aí.

Quando pedi o novo cartão, mandaram outro sem chip, embora todos os correntistas hoje em dia recebam com chip e, no meu caso, não liberam, por que?

Estou aguardando que o banco me responda para que eu decida se tomo ou não as atitudes cabíveis.

O cartão com chip é mais seguro, com maior proteção contra clonagem... Não estou vendo sentido em não liberarem.... tudo bem que eu não ver alguma coisa é absolutamente normal.
.... kkkkkk.

espero que não seja pelo motivo que me vem à cabeça.

Segundo um amigo que é funcionário de outro banco, lá, eles costumam não liberar cartão com chip apenas para quem tem restrição.

se o banco Itaú não está liberando os cartões com chip para pessoas cegas simplesmente pelo fato de o mesmo ter a função crédito liberada, a discriminação está totalmente caracterizada, uma vez que já estão associando cego a devedor.

Somos cidadãos. Acredito que não só eu como muitos de nós temos inclusive cartões de crédito do próprio banco, sem ter até hoje atrazado sequer uma fatura, se é que não viram isso.

além do que, sabemos que hoje, dívida de cartões de crédito são um problema comum no Brasil, não dependendo diretamente de cegueira e associar cegueira à caráter é sim, discriminação.

Se a segurança em não andar com dinheiro é maior, por que não podemos usufruir dela?

Sinceramente, o maior constrangimento é chegar em um lugar e, na hora de passar o cartão de débito ele não realizar a transação.

Se é a primeira vez que você vai no lugar é mais feio ainda.

Sabemos que em muitos lugares o primeiro olhar para um cego já é de desconfiança.

Imagina se você consome e na hora de pagar seu cartão não passa?

Espero que o banco tenha um outro motivo convincente para não liberar tal cartão com chip, porque senão procurarei meus direitos, ainda que judicialmente.

É muita sacanagem ter que deixar de ir em alguns lugares porque a máquina é da cielo e o cartão não passa e ter medo de frequentar novos lugares para evitar constrangimento, visto que aqui em são Paulo existem lugares que só aceitam dinheiro ou débito.

E se realmente não querem liberar a porra do cartão com chip, que arrumem uma solução para o problema e seja qual for a solução, que parem de tratar o cego como diferenciado e tratem como correntista.

Isso não vale só para o Itaú e sim, para todos os bancos que realizem práticas semelhantes. só citei o Itaú aqui porque sou correntista do mesmo.

e gente.... Vamos começar a abrir os olhos, caso vocês sejam cegos, apesar que não vão ver nada......kkk. mas em fim: abram os olhos para perceberem melhor a forma que os bancos nos tratam porque não podemos deixar isso dessa forma.

Essa postagem não foi apenas um desabafo, mas também pra buscar a conscientização.

2 comentários:

Lucas Fox disse...

Oi Carioca,

Também sou cliente Itaú. Comecei a passar o constrangimento do meu cartão não passar exatamente como você disse, nas máquinas da ciello. A minha sorte que tinha amigos comigo na ocasião que pagaram a minha conta, e depois paguei a eles, mas imagine se eu estivesse sozinho? O fato é que fui até o banco para pedir um cartão com chip, porque os vendedores me falaram que isso resolveria meu problema. Ao chegar lá, me falaram que sem problemas, um cartão com chip seria enviado. Quando o novo cartão chegou, ele era sem chip. Depois disso, pedi outro cartão, e outro sem chip veio. Pela terceira vez, pedi mais um, e como veio mais um sem chip, desisti por hora... pra falar a verdade isso aconteceu semana passada. Ninguém me informou em nenhum momento que cegos não poderiam ter cartões com chip..... mas que putaria é essa? Foi o que você mesmo descreveu no seu texto, isso não pode ficar assim!!! Qual você acha que são as ações que deveríamos tomar nesse caso?
Nos mantenha informados sobre seus progressos nesse assunto!!

André Carioca disse...

Lucas. Também não sei.

Já procurei um advogado e pedi orientação.

creio que, em todos os contatos com o banco sem resolver o problema, tenha sido constatado que eles realmente agem assim, mas não podem falar porque assim, gerariam provas da discriminação existente.

Na minha agência o camarada até bateu com a língua nos dentes, mas acho que o procedimento do banco é não dizer.

sim. Os manterei informado e, se uma solução não me for apresentada até o fim do mês, penso em mudar de banco.