O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Resposta do Banco Itaú aos meus questionamentos.

faaaaaaaaaaala galera!

Gente. em primeiro lugar eu quero pedir desculpas a vocês leitores, que estão acostumados com postagens bem humoradas no blog, demonstrando bem o meu extilo de ser, pela postagem diferenciada que no caso é essa.

Isso se deve ao fato de eu estar muito puto.

Acabam de me ligar do banco Itaú.

Primeiro aquela resposta padrão de que o banco já identificou o problema junto à Cielo e já estão solucionando. questionei então se isso não se deve ao fato do meu cartão não ter chip.

Aí a atendente achou estranho não ter chip e disse que verificaria o motivo, retornando a ligação dentro de 5 minutos.

ela me retorna a ligação dizendo o seguinte:

"Acabo de ver no meu sistema e sua conta tem uma marcação. O SR. é deficiente visual. E nesse caso, realmente não é entregue cartão com chip, pelo fato do mesmo ser utilizado em máquinas especiais."

Respondi:

"Uma de suas informações não procede. As máquinas que utilizamos para saques com nosso cartão são as mesmas presentes nas agências."

Quando eu disse isso ela respondeu: "Máquinas especiais não, senhor. Tipo de leitura especial."

Percebem como mudou?

To satisfeito com a resposta?

Não.

Se realmente o cartão com chip é um impeditivo para que o sistema de leitura que dá acessibilidade funcione, o banco precisa resolver, certo?

Afinal, atualmente nenhum cartão de débito está vindo sem chip, apenas os nossos e, algumas máquinas novas nem vem com o leitor sem chip, no caso as de débito.

Agora sabe quem é o grande culpado pelo fato de usarmos os cartões sem chip que não passam em algumas máquinas e não haver ainda a compatibilidade do cartão com chip com o sistema de acessibilidade?

Não me venha dizer que é o banco, pois os maiores culpados são os cegos.

Sério mesmo!

Ou vão querer dizer que até hoje só eu percebi isso?

Certamente não.

Só que ninguém procura união para buscar solução, ninguém fala nada e ficamos nesse jogo dos bancos acharem que estão fazendo um favor em nos permitir abrir contas e em dar algum tipo de acessibilidade, enquanto aceitamos passivamente isso e como diz um político famoso, "Estando bom para ambas as partes......"

Bom para ambas as parte o caralho!

Estou inserido em uma delas, por ser cego e para mim, isso não está nada bom!

Logicamente, o banco se recusou a enviar por escrito o motivo pelo qual não enviam cartão sem chip. Por que?

Será que a informação não procede? Ou de repente pode haver solução implementando atualizações no tal sistema de leitura diferenciado para proporcionar essa compatibilidade e o banco não se interessou, nem se interessa em fazer?

Porque possível atualizar é. Porra. Não sou nenhum idiota. Trabalho na área de TI e sei que atualizações em sistemas são sempre desenvolvidas gradativamente.

Somos uma minoria e talvez por isso os bancos acham desnecessário o investimento?

Não é o maior problema. O grande problema é sermos uma minoria calada.

enquanto todos tem a comodidade de consumir produtos, sair e usar confortavelmente seu cartão de débito, muitos cegos passarão por esse problema, correrão atrás de caixa eletrônico pra todo lado pra andar com dinheiro, vão lamentar, mas ninguém vai abrir a boca pra questionar nada.

Aí eu pergunto:

Cadê as ditas associações que dizem atender aos interesses dos cegos?

Ninguém viu isso? Será que também nenhuma delas tem interesse em se mobilizar junto aos bancos, ou até, ao Banco Central?

Não. É muito mais viável procurar essas instituições para trabalhos sociais.

A coisa funciona. Uma grande rede de bancos, que dessa vez não é o Itaú, rs, deixa o ceguinho abrir a conta e dá até um software de graça para uso do computador e, mais recentemente, do celular.

Porra! isso é atender às necessidades bancárias do cego?

E esse outro banco é muito considerado no meio dos cegos por dar uma pequena esmola.

Já chega!

Assim, sabe quando vão nos levar a sério e teremos finalmente a dignidade? Nunca.

Se eu nunca precisasse usar os caixas eletrônicos, tirava minha conta do perfil deficiente visual e pronto. resolveria meu problema pedindo um Token SMS para transações online que o banco deve ter e foda-se o resto.

Já estou cansado de tentar lutar por melhorias coletivas para um grupo que não quer sequer se unir.

Penso até em mudar de banco e sair do Itaú.

Mas será que o problema terá solução?

Vou pra onde. Pro banco que dá o softwarezinho como esmola, ou para algum outro....... Será que vai mudar alguma coisa?

E agora é isso.

Vou tomar meu chopp gelado daqui há pouco que eu ganho mais e pensar no que eu vou fazer pra resolver o problema e se mudar de banco será a solução.

Ah. Antes vou verificar se estou aqui com meu cartão de crédito.

Sabe como é né?

A máquina da chopperia onde eu vou é da cielo e o débito não passa.

Felizmente eles aceitam crédito e espero que não mudem de idéia, passando assim a ser menos um lugar que eu posso frequentar. rs.

"que País É Esse?" É a porra do Brasil."

6 comentários:

vcbcvbvc disse...

Quer dizer que fazer ala no carnaval pra cegos é discriminação, mas ter q fazer sistema especial pra vcs usarem cartões com chip, é inclusão?

Ai André, que preguiça de vc

André Carioca disse...

kkkkkkkkkk. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. kkkkkkkkkk.

que viagem! O barato aí tá louco em!

Onde eu falei que pra gente usar cartão com chip precisa de sistema especial?

kkkkkkkkkkkkkkkkk.

kkkkkkkkkkkkk.

Po olha. Já vou dizendo o seguinte:

Sem preconceito. Mas, caso você queira fazer propaganda de onde está conseguindo o barato que tu tá usando, faça fora do blog tá?

Aqui a gente não faz apologia a nada. kkkkkkk.

MT Flávio Correia disse...

Olá André!

Antes de qualquer coisa, parabéns pela sua iniciativa, que mostra que és um cego de atitude - peça rara e em estinção em nosso país. O que se constata verificando o ínfimo número de deficientes visuais que te apoiaram nesta batalha, postando sequer um comentário de insentivo.
Se o departamento de marketing do Itaú acessar o seu blog, vai rir dar sua cara, pois você está gritando no meio do deserto. Por que eles investiriam miseros reais na correção do seu problema se a proporção de pessoas interessadas é irrisória.

Não respeitam nossos direitos, nem sequer nossa dignidade humana. E o pior de tudo é que pouquíssimos como você se incomodam com isso.

É por isso meu caro André, que nós, seres humanos com deficiência visual parcial ou total, comemos o pão que o diabo amassou no dito convívio em sociedade.


Venho através deste comentário, solidarizar-me a você e, caso você não tenha desistido de ser este cego corajoso e incomodado com o comodismo, me disponho a engajar-me para fazer um burburinho um pouquinho mais alto, para que, quem sabe, as alturas possam ouvir--nos num, possível, instante de cilêncio.

Sou cliente itaú a 5 anos. E também tenho passado por inúmeros constrangimentos com o cartão de débito do itaú em maquinas da cielo. Além disso tenho notado que nos caixas eletrônicos, nós não temos acesso a todas as opções que deveríamos, falta uma série de operações que nos são omitidas.

E tudo isso não é culpa do Itaú, mas sim dessa classe "desfilhada", que não abre a boca para reinvindicar o que lhe é de direito. Mas que adora receber tudo na mão, aliás mastigado e pronto para ser engulido...

"Correntistas Itaú cegos que lerem esta postagem e não se manifestarem deveriam cortar os punhos e deixar vasar até a última gota de sangue de seu corpo, para não continuar envergonhando nossa classe."

André, aguardo seu contato...

Meu twitter é: mtflaviocorreia

Kellerson Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kellerson Viana disse...

Olá André,

acho q essa pessoa do itaú que lhe atendeu está bem desenformada. Tenho amigos que são correntista lá e tem normal o cartão com chip!

Outra coisa, não defendendo as instituições representantivas das pessoas cegas. Você já procurou alguma para informar esse problema e pedir uma representação? Ou você como pessoa física entrou com algun processo no MP? Já que o banco não quer lhe mandar o cartão com o chip.

Porque quando foi feito um movimento sobre o programa do imposto de renda 2012 a ONCB enviou um ofício para a Receita Federal.

Agora caso tenha procurado e não teve nenhuma resposta dessas instituições, você está corretíssimo em criticar. Mais caso não tenha procurado, você está sendo injusto com as mesmas.

Precisando de mim para qualquer apoio a baixo assinado e qualquer coisa que queira fazer nesse caso pode contar comigo mesmo não sendo correntista do Itaú!

Abraços

André Carioca disse...

Olá Kellerson e flávio!

Obrigado pelo apoio!

Flávio

Não vou desistir jamais e, vamos sim fazer o barulho.

Afinal é o nosso direito como correntistas e como cidadãos que vem sendo desrespeitado.

Kellerson.

Passe maiores esclarecimentos sobre a questão do Ministério Público.

Eu posso incluir também o fato dos nossos limites diários nas operações ser reduzido em prol da acessibilidade em algum documento enviado ao órgão?

Inclusive, a falta de respostas por parte do banco?

Flávio. Vamos fazer isso juntos?

Inclusive se a gente achar outros correntistas como o Lucas, que já se manifestou aqui e demais, poderemos com certeza vencer essa.