O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ao contrário Da Club 109, Algumas academias Agem Sem Discriminação, Promovendo Assim A Inclusão.



Faaaaaaaaala galera!

Havia prometido para hoje uma postagem sobre acessibilidade em shows de Stand Up. No entanto, recebi uma notícia que vale a pena ser publicada na frente.

Mas podem deixar. O post sobre Stand Up vai sair. Afinal, eu sempre cumpro o que prometo. Exemplo disso: Prometi que ia parar de beber domingo e parei.... Na quinta eu começo de novo, mas no domingo eu parei, como tinha prometido. Kkkkkkkkk. Volto na quinta porque é véspera de feriado aqui em São Paulo.

Chega de enrolação e vamos à notícia que me fez alterar todo o planejamento do blog.

Ontem, um amigo cego lá do Rio me ligou, dizendo ter acabado de voltar de uma academia de ginástica e efetuado sua matrícula.

Conversou com a coordenadora e ela disse não ter nenhum problema. Apenas solicitou que, se possível, ele fosse nos horários de menor movimento para que pudesse receber maior atenção.

E por que não publiquei isso ontem?

Porque preferi esperar que meu amigo cego velho e gordo me relatasse como foi o primeiro dia e constatar se a referida academia era realmente merecedora dos elogios que farei agora. Cego, velho e gordo.

Cara. Tu pode até me xingar quando ler isso, mas uma das coisas que sempre prometi no meu blog é não mentir. Kkkkkkkkk.

Ele me ligou agora há pouco e disse que foi super legal.

Um professor orientou como deveriam ser feitos os exercícios, ensinou os comandos da esteira e o uso dos aparelhos e assim foi.

Fez a série dele tranquilamente.

Lógico. Quando terminava os exercícios precisou de uma ajuda que é normal no caso de qualquer cego. Precisa ser conduzido de um aparelho para o outro, até porque não conhece o ambiente e teve esta ajuda normalmente.

Gente. Isso é motivo para bater palmas e mais palmas.

Uma academia pequena, de um bairro afastado do Rio De Janeiro, dando exemplo de como se faz inclusão e tendo a mente aberta ao ponto de reconhecer que a pessoa cega é como qualquer outra, tendo como única diferença, não enxergar.

Enquanto academias de porte como a Club 109 aqui em São Paulo tem a atitude restritiva e discriminatória  aplicada a mim e, quem sabe, também a outras pessoas com alguma deficiência, uma academia pequena, lá do bairro campo Grande, na zona oeste do Rio, vem dar exemplo de inclusão.

Enquanto escrevo essa postagem, sou tomado por grande felicidade e emoção.

Felicidade, por saber que nossa luta não é em vão, pois há pessoas que nos encaram com respeito e da forma que tanto buscamos. Como cidadãos normais.

Emoção, pelo fato de tal episódio se dar exatamente no meu berço.

Sou de Bangu, que assim como Campo Grande, faz parte da zona oeste do Rio, onde todos os bairros são vizinhos e irmãos.

É muito gratificante saber que a região do Rio onde nasci e fui criado tem mente e braços abertos.

Parabéns, Academia Bio Fitness, de Campo Grande, Rio De Janeiro.

Que outras academias, independente do porte, sigam seu exemplo. Não só as da zona Oeste do Rio, como as de todo o país!

Valeu mesmo!

Termino aqui essa postagem e, caso meu amigo cego velho e gordo queira contar mais sobre a experiência nos comentários, pode ficar à vontade.

Acho que tão importante como mostrar os erros causados por preconceito, discriminação ou desinformação e, problemas de acessibilidade no geral, é mostrar os acertos, as atitudes inclusivas, que nos incentivam continuar nessa luta de cada dia, que as vezes desanima por parecer que nunca terá fim.

Salve Academia Bio Fitness! Salve campo Grande! Salve zona oeste! Salve Rio De Janeiro! E salve o Brasil de todo o preconceito, discriminação e desinformação.

Um comentário:

Alexandre disse...

Fala André,
Estou aqui para não te deixar mentir sozinho risos.
Realmente nosso amigo é gordo e velho, então esta academi alem de recepcionar bem um deficiente recebeu um membro da "melhor idade".
E voce está esquecendo que existem sim muitas academias que nos dão a devida atenção e valor, afinal eu fiz musculação la no Shopping Santana por mais de um ano e atualmente faço natação em uma academia próxima a minha casa.
Nossa luta não é em vão, e espero que realmente voce não desista e procure uma academia que te atenda. Inclusive se não me engano a que eu fazia tem filial no West Plaza.
Basta ter um pouco de paciencia e insistir que todos nós conseguimos tudo o que queremos.

Deixo aqui meus parabens para estas e tantas outras academias e estabelecimentos que sabem o valor de um cliente, independente de cor, credo, time de futebol e deficiencia.


Abraços