O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Avanços Tecnológicos

Faaaaaaaaaaaala galera!

Sabemos que os avanços tecnológicos ocorrem numa velocidade surpreendente.

No tocante à computadores e celulares, olha por quantos estágios já passamos.

O das linhas de comando, Mouse, trackpad de notebooks e agora o top são as telas sensíveis ao toque.

Sem falar no tamanho dos computadores. tão grandes que quando surgiram os PCs que muitos tem hoje em casa chamaram de micro computador, depois os Notebooks, Netbooks e sem falar que os tablets e celulares de hoje já são quase computadores.

O próprio celular. Olha como eram os primeiros e como são os de agora.

A coisa não parou por aí.

Bill Gates e Stevie Jobs previram que o futuro da computação e também dos celulares e afins será o reconhecimento de voz.

em vez de tocar numa tela para executar as funções você vai, literalmente, falar com o seu computador ou celular.

confesso que isso me preocupa um pouco.

segundo projetos já em desenvolvimento e alguns até já lançados como o da Apple, o dispositivo só executará as funções quando os comandos forem dados pela voz do seu dono.

Aí começa a complicar.

a primeira coisa que me vem à cabeça é: Será que os sistemas serão capazes de reconhecer minha voz quando eu estiver bêbado? kkkkkk.

Gente porque as tecnologias atuais não são projetadas pensando nos bêbados.

tela touch já é uma complicação..

Eu já até avisei aos meus amigos. se eu não responder algum SMS de vocês na sexta ou sábado à noite é porque to bêbado.

sem condições.


Digitar uma mensagem numa tela touch é complicadíssimo. Os dedos escorregam mais e não conseguem parar nas letras certas.

além do que, pro cego tem uma questão. O primeiro toque avisa em que opção tocamos e no segundo apenas é que ativamos a opção.

Os 2 toques precisam ser dados rapidamente e em sincronia. E quando um cego fica bêbado a tela começa a sacanear e não processar os toques dados em plena sincronia.... kkkkk. Não... Nem venham dizer que estamos bêbados e não conseguimos dar os 2 toques não, tá? é plena injustiça. É a tela que sacaneia. kkkkkkk.

Mas isso já começou desde os teclados de PC.

Lembro que as vezes que cheguei digamos meio alcoolizado e resolvi me conectar, ao teclar no MSN, na época dos chats tb etc, caracteres a mais cismavam de aparecer na minha digitação altamente correta. kkkkkk.

Como se os dedos estivessem pregando uma peça e esbarrando em outras teclinhas na hora de digitar algumas letras. kkkkkk.

Eu tinha que ler todas as mensagens que mandava pra ver se o teclado n digitou caracteres a mais pra me sacanear, antes de enviar. sim gente... a culpa era única e exclusivamente do teclado!

Tanto que uma das vezes, teclava com uma amiga do interior de Minas Gerais e ela, no meio da conversa, perguntou:

André. Você tá bêbado? Por que será que ela achou isso? Ou melhor: O que a fez pensar que eu estaria bêbado às 3 da manhã de sexta pra sábado?

Certamente foi o teclado do meu PC que deve ter aprontado algumas durante a conversa.

Ele me sacaneava com frequência.

ainda bem que os outros móveis da minha casa não costumam fazer isso. Minha cama só me sacaneou uma vez. Se transformou numa roda gigante depois que eu deitei e ficou girando. Mas ela normalmente é boazinha comigo.

certa vez também, fui sacaneado por um jogo de dominó.

Depois de tomar vinho com os amigos fui jogar dominó.

Até que uma das pedras do meu jogo se duplicou e ficaram duas iguais!

Meus amigos disseram que já viram bêbado que enxerga ver em dobro. agora cego apalpar duplamente uma pedra de dominó, nunca.

São mistérios da ciência!

Os porres que eu tomei pra chegar a esse ponto de cama girar e apalpar pedra em dobro foram poucos, porém marcantes.

Aliás, normalmente quando bebo com pessoas que enxergam notei que estas pessoas ficam bêbadas primeiro que eu.

Uma vez, num papo de boteco um sujeito me explicou que a primeira coisa afetada pela bebida é o reflexo visual. Como eu não tenho, acabo ficando chapado em um estágio a frente.

será? de qualquer forma não costumo revelar esse segredo. kkkkk.

Gente. Pra finalizar quero indicar um blog.

É o

Diário de uma retinoseira

Eu tento aqui mostrar o cotidiano de um cego.

A escritora desse blog, apesar de se referir mais ao caso da retinose, que pode ser uma das causas da baixa visão ou até da cegueira, mostra o cotidiano e como e´a vida de uma pessoa com baixa visão.

Eu costumo dizer que baixa visão é aquela pessoa em cima do muro. Ainda não decidiu se é cega ou se enxerga. kkkkkk.

algumas acabam decendo do muro. kkk.

Mas em fim. a Retinose causa perda da visão gradativamente, ou em outros casos se consegue até estacionar com algum percentual baixo.

Ou em alguns casos como o do louco aqui, a degeneração na retina é tão grande que já apaga o sujeito de uma vez e ele pode até dizer que já nasceu cego. kkkkk.

Costumo dizer que alguns portadores de visão subnormal, como chamam, as vezes tem uma chamada baixa visão por conveniência.

eu conheci um que, quando passava uma mulher bonita na rua, ele via.

Por outro lado, certa vez ele me guiava, meteu minha cara na parede e disse: desculpa! Sabe como é minha visão, né? Sujeito filho da puta! kkkkkkkkkk.

esta mesma figura, certa vez num taxi, olha pra fora e fala: Nossa! Que loira linda passando ali!

Eu e um outro amigo cego começamos: Ah, para de graça! Tu é baixa visão! De repente é um cabeludo que tá passando ali e você dizendo que é uma mulher! Tu nem tá vendo direito!

Aí ele não! Sério! Até que o taxista começou a rir.

Perguntamos do que ele ria e o mesmo respondeu: Não queria falar, mas, é um cabeludo mesmo que passou ali. kkkkkkk.

Foi zoeira até o fim da noite. kkkkkk.

Acho até que já havia contado essa história aqui. kkkk.

Bom gente agora fui. rs.

4 comentários:

Dani Moreninha disse...

Então agora é o teclado que te sacaneia?????rsrrs....então acho q foi isso q aconteceu aquele dia q do nd vc perguntou de um tal caderno q até hj eu não sei onde tá tb....kkkkkkkkkkkkkk

André Carioca disse...

Ali foi uma mistura de sacanagens. A da tela touch do celular, a do corretor ortográfico do mesmo que quando eu escrevi cadê ele trocou por caderno e o do leitor de telas que não avisou da alteração de forma que meu ouvido pudesse compreender perfeitamente naquelas condições. kkkkkkkk.

Anônimo disse...

Olá, André. Cheguei a seu blog por acaso. Faço mestrado em Literaura e estou estudando um escritor muito bom chamado Glauco Mattoso. Ele é cego e costuma colocar suas experiências em sua prosa ficcional, o que é chamado de "autoficção". Bacana conhecer seu espaço, estou lendo os posts aleatoriamente. Bom, vou continuar lendo seu blog. Você tem email ou perfil no facebook? Se não se importar de me passar. Acho que seria bacana essa troca, já que estou tentando adentrar esse universo dos deficientes visuais. Um abraço. Bruna.

André Carioca disse...

Bruna. Meu e-mail é: Andre.carioca@gmail.com. Meu perfil no Facebook pode ser acessado em:

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000138673543

Abs. André.