O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Respostas da semana

faaaaaaaaala galera!

como prometido, faria um post toda semana respondendo as perguntas que me fossem feitas via Twitter e e-mail.

Começaremos pela pergunta da leitora roberta Mércia.

Como vc decidiu ser tecnico de informatica? Como estudou essa área? E pra dar aulas, vc tinha alguma dificuldade?

Roberta. Eu só não entendi o que quis dizer com "como estudou essa área".

Talvez a sua dúvida seria em como acompanhei as aulas. É isso?

bom vou responder como se fosse. Se não for, grita aí.

Decidi ser técnico em Informática pois, desde pequeno assuntos relacionados à tecnologia me interessavam.

de 12 anos em diante, comecei a querer entender como era a lógica dos computadores, pois mesmo cego gostava de jogar Videogame e, graças ao fato de entender que os jogos tinham funções programadas, conseguia jogar com pessoas que enxergam mesmo não vendo nada. E as mesmas até hoje não conseguem entender como.

como eu descobri isso? sei lá. Talvez já tivesse meio que um dom para a área desde aquela época.

Então, comecei a fazer o ensino médio técnico em Processamento de Dados e finalmente comecei a programar.

Acompanhava as aulas como sempre na minha vida. Tive meu material onde anotava o que era escrito na lousa em braille, normalmente ditado por um colega e acompanhando o que os professores ditavam. Provas normalmente eram feitas de forma oral.

Se tivesse que fazer alguma redação eu fazia num papel e depois lia em voz alta para o professor, que me indagava sobre a grafia de certas palavras.

Mas, não tive espaço no mercado para atuar como programador e acabei partindo por outros caminhos. Um deles foi atuar como instrutor de Informática durante um tempo, como você mesma citou.

Não tive dificuldade porque sempre entendi como os programas funcionam e, apesar de não usar o mouse, consigo e consegui orientar pessoas que fazem uso do mesmo. E sempre defendo que o cego quando aprende Informática deve saber o que cada comando no teclado corresponde, no que diz respeito às ações do mouse, para que fique mais fácil ser orientado por quem enxerga, assim como orientar.

Agora vamos às perguntas da leitora Glênia:

Vc falou de mercado então me diz, como vc faz compras em mercado? vc vai acompanhado ou fica algum funcionário te ajudando? E qdo foi morar em SP, foi sozinho, se virou pra achar lugar pra morar e tal? Beijo! Clênia.

Ah André, outra coisa.. Você já esbarrou em orelhões? Clênia

Vamos lá. A primeira pergunta:

Normalmente sou auxiliado por algum funcionário do mercado, ao qual eu vou dizendo o que eu preciso e ele vai pegando.

como minhas compras normalmente são bem definidas, tipo, sabonete de tal marca, tal tipo de creme dental, etc, não fica muito difícil.

Se a quantidade de compras fosse grande, logicamente eu ia preferir um mercado que entregasse e que de preferência fizesse o pedido por telefone ou Internet, por pura preguiça. rs.

sim, quando vim para São Paulo vim sozinho.

Procurar lugar pra morar e tal foi fácil. Agora logicamente que quando a gente acha, para ver as condições no caso do quarto em que eu moro, pedi ajuda de uma pessoa que enxerga, já que isso não dá pra ter noção. Aí não tem jeito: Sempre que é preciso mudar de imóvel, o que ainda não foi o meu caso, é necessária a ajuda de alguém que enxerga para olhar.

Agora o resto como região, localização e tal, foi escolha minha. rs.

Orelhões.

Bater em orelhões faz parte do cotidiano de qualquer cego.

visto que eles não tem nenhuma base ou nada que sinalize no chão e a bengala só detecta obstáculos da linha de cintura para baixo, é comum achar uns orelhões pelo caminho de vez em quando.

Na região onde moro ou nas que caminho frequentemente, como próximo ao trabalho, já não bato em orelhões porque já sei onde eles estão. como descubro? Batendo a cara...kkkkk. Não tem outro jeito.

Uma técnica que costumo usar em lugares que não conheço para tentar evitá-los é sempre procurar andar em partes da calçada onde a colocação dos mesmos é improvável, como por exemplo próximo ao muro... rs. Mas tem calçadas estreitas onde eles lá estão.....

Galera, essas foram as respostas de hoje. Podem continuar mandando suas perguntas para andre.carioca@gmail.com, ou pelo Twitter @andrecarioca200.

Fui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa André, que bacana seu blog!
Li várias postagens hoje!
Parabéns por encarar a vida dessa forma! Parabens mesmo!