O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

cegos e quebra de paradigmas

faaaaaaaaala galera!

Hoje é sexta-feira, dia mundial de encher a cara..... kkkkk. bom. .... Mas mudando um pouco de assunto já que o fato de eu beber na sexta já não é novidade para nenhum leitor do blog, vou falar de cegos e quebra de paradigmas.

Um amigo me chama de quebrador de paradigmas. Rs. sim, até sou. Muitas vezes sou considerado louco por correr atrás e fazer, ou pelo menos tentar fazer as coisas que tenho vontade. é... Acho que não sou tão normal mesmo..... kkkkk. Mas como diz aquela música, "Eu juro que é melhor, não ser o normal, se eu posso pensar que Deus sou eu.".

Não chego a esse ponto. to muito longe até mesmo da perfeição de um santo. kkkkk.

Mas hoje, estive pensando em algo e concluí que essa questão de quebra de paradigmas vai muito além do que imaginamos e, assim sendo, todo cego é quebrador de paradigmas.

Já sei. Vocês estão perguntando: André, como assim?

como a desinformação a respeito da pessoa cega é tão grande, levando indlusive a cultivar até mesmo uma espectativa ou imagem de incapacidade, tudo que o cego faça, mesmo a coisa mais simples, torna-se uma quebra de paradigma para aquelas pessoas que nunca tiveram contato e que imaginam cegueira de uma forma totalmente diferente.

No sentido literal da palavra, cego é aquele que não vê.

Agora infelizmente para um grande grupo de pessoas, cego é aquele que não vê, não faz sexo, não namora, não trabalha, não bebe, não anda e pode cair se você esbarrar nele, além de outras coisas. kkkkkkkkkkkk.

Sério. Já esbarrei com pessoas que ficaram admiradas pelo simples fato de eu pegar minha garrafa d'água e ir encher no bebedouro da empresa. kkkkkkk.

Lógico. para essa pessoa que me viu fazendo isso e se admirou, foi uma quebra de paradigma, já que ela não imaginava que o cego conseguisse encher uma garrafa.

Absurdo? Talvez.

Já sei. Tem um monte de cego revoltado, que ao ler isso deve estar me xingando e dizendo: como assim! É um absurdo!

Eu repito: talvez.

e quando digo talvez, é porque vejo um outro lado da moeda. Pronto. Milagre aconteceu. cego viu alguma coisa! kkkkkkk.

Então. Deixa eu justificar logo o meu talvez. É que pode não parecer tão absurdo se imaginarmos que, se a tal pessoa fechar os olhos, não conseguirá sequer chegar ao bebedouro, que dirá encher a garrafa!

tenho um amigo que diz não ter muita paciência com essas coisas. kkkkkkk. Eu sei. Tem hora que a gente fica em situações difíceis. As vezes da pessoa tentar te ajudar mas estar atrapalhando e você ficar sem graça de falar isso pra ela, devido à tamanha boa vontade. kkkk.

Mas, penso que antes de sair reclamando e dizer que acham que cego é retardado, que isso e que aquilo, é interessante ver o lado da pessoa e tentar entender porque ela pensa assim. kkkkkk.

Agora o erro está em não ter a informação e nem sequer tentar conhecer a verdadeira realidade e não ter mente aberta.

conversando com uma amiga, ela foi com um cego dar palestra, sendo ela quase cega também, eis que alguém faz a seguinte pergunta idiota: Não... Essa pergunta foi idiota mesmo..... Ela me contou isso e eu logo pedi pra publicar aqui.

Lá vai. A pergunta:

"Quando você vai comer, não tem dificuldade de achar o rumo da sua boca com o talher, pra levar a comida?" kkkkkkkkkkk.

Minha amiga logo perguntou se por acaso ela olhava pra boca na hora de comer.... Eu honestamente não teria respondido assim..... eu simplesmente, olharia pra direção dela com a orientação de alguém e diria.

Não tenho essa dificuldade, pois costumo fazer como suponho que tanto a senhora como todos aqui presentes fazem:

quando vou comer, coloco um espelho en frente o talher para que eu consiga olhar pra boca!
kkkkkkkkkkk.

Lógico... Eu simplesmente falaria a mesma coisa que a amiga falou.... Não perguntaria se ela põe o espelho, porque poderia ser uma resposta indelicada.

Mas, te garanto que ela ia sacar o nível da pergunta, eu arrancaria boas rizadas e o máximo de risco que eu correria era ela ficar puta porque eu tava zoando com a cara dela, coisa que eu to nem aí. Afinal, eu sou assim.... Opa. Nenhuma alusão à música da Luiza Possi, tá? kkkkkk.

falar nisso lembrei dessa música de bate pronto. kkkkk, logo que escrevi eu sou assim. kkkkkk. Vocês lembram?

se não,

Relembre aqui!

E pra fechar com chave de ouro, teve a última que essa amiga me contou e quando ouvi, ri muito.

vamos ao diálogo entre o amigo de quem ela falava e uma moça que começou a perguntar.

Ela solta a primeira pergunta:

Você tem namorada?
Não.
tá.. Mas, quando você namora, consegue fazer as coisas direitinho?
Quer namorar comigo pra ver como é? kkkkkkkk.

Gente. Fala sério! Tinha resposta melhor? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

2 comentários:

Raissa Kahn disse...

Eu ri....hahahahhaa

Se ela quer tanto saber, pq não mostrar como? rs

Sempre leio seu blog (sou da MAG) mas nem sempre comento pela correria do dia a dia...

Acho muito bacana você poder mostrar na net para as pessoas que tem dúvidas, preconceito ou Deus sabe lá o que a respeito da deficiência visual que somos todos iguais e temos capacidade de fazermos as mesmas coisas, só que de maneira diferente.

Eu custumo dizer que não quebramos os paradigmas, até porque mesmo que você surpreenda - o paradigma permanece lá quietinho para outra pessoa, então digo que transpomos os paradigmas :)

Beijo grande e excelente final de semana!

Raissa Kahn
@recemjuntada
www.recemjuntada.blogspot.com

Dennis Cordeiro disse...

Olá como não consegui teu email, to te mandando por aqui, postei um texto seu em meu blog sobre a dificuldade do cego no ônibus.
Citei seu nome e seu blog.

www.365novosolhares.com
Abraços, dennis cordeiro