O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

terça-feira, 2 de outubro de 2012

OS PROBLEMAS DE ACESSIBILIDADE VÃO ALÉM DO QUE IMAGINAMOS

Faaaaaaaaala galera!

Estou aqui, superando as barreiras de acessibilidade da Google e criando esse novo post?

André.... Você não deveria estar dizendo do Google?

Sei lá....... Na minha visão, depende...... Não se esqueçam que é a visão de um cego.... Kkkkkk.

Bom. Pelo meu raciocínio lógico, depende.

Penso eu que, se eu estiver me referindo ao buscador Google, eu deveria utilizar O Google.

Agora, como estou me referindo à empresa Google, penso que a Google seja mais pertinente.... Será que eu to errado?

Não... Eu não ando assistindo ao Datena..... Sei que o... "Ou eu to errado?" é bordão dele. kkkkk. Mas não assisto... Nada contra quem assiste, deixo bem claro. rs.

Hoje eu venho falar de uma coisa óbvia, mas que as vezes a gente não se dá conta na prática.

Os problemas de acessibilidade vão muito além do que a gente imagina.

Outro dia, navegando por um fórum, descobri algo que eu não sabia.

O canal de TV Megapix, canal fechado especializado em filmes duplados, assim como Telecine Pipoca e outros do gênero, não dispõe de legendas.

Eu não fiquei maluco.

Sei que vocês nesse momento estão perguntando:

Se o filme já é dublado, pra que legenda?

confesso que antes de ler tal postagem no fórum, faria tal pergunta.

No entanto, a mesma foi escrita por uma pessoa que, por ter dificuldade auditiva... ah tá.... Eu só to falando em dificuldade auditiva porque não sei o quanto ela é surda, certo? kkkkkk.

Mas em fim. O fato é que ela não ouve o suficiente para conseguir ter acesso aos diálogos e por isso, precisa da legenda.

Por que eu resolvi citar isso aqui?

Embora tenhamos o conhecimento teórico de que ao falarmos em acessibilidade, desenho universal, inclusão, etc, estamos contemplando as mais diversas necessidades e dificuldades, na prática, tendemos a focar nas dificuldades e necessidades da realidade que conhecemos. A nossa.

Temos um exemplo bem próximo.

O blog Cotidiano Cego.

Por que ele só fala das dificuldades e necessidades minhas, bom... Nem vou dizer do cego, porque mesmo dentre os cegos as vezes as necessidades e dificuldades são pessoais, mas minha... Claro, algumas das dificuldades do povo as vezes não saber como auxiliar embora queira e algumas situações engraçadas que passo na rua sejam comuns entre os cegos...

Mas em fim:

Por que o blog nunca falou da inclusão do ponto de vista de um cadeirante, de um surdo, ou das necessidades dos mesmos?

Por dois motivos:

Primeiro, porque ele se chama Cotidiano Cego. Rs.

Segundo, porque muitas vezes, eu mesmo desconheço e, se tem uma coisa que evito, é falar algo que não sei exatamente sobre o que estou falando. kkkk.

Mas que o Cotidiano cego possa ajudar nisso. Como?

Insentivando que futuramente seja criado um Cotidiano Surdo, cotidiano cadeirante, Cotidiano Altista..... Em fim... Bom.... cotidiano Gordo já tem... Ou tinha..... Parece que a autora não está mais postando nele...... rs.

O fato é:

Não tinha pensado ainda no quanto um filme sem legendas, poderia prejudicar o entendimento por quem não está ouvindo. Porém, gostei de aprender e saber o quão importante é.

Que surjam os outros cotidianos para que possamos aprender mais.

2 comentários:

Helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena disse...

Olá, sou estudante de design gráfico em São Paulo, estamos criando um produto voltado para pessoas cegas, entrevistamos algumas pessoas.

Antes de tudo quero agradecer pois seu blog é muito útil para pessoas que como eu tem duvidas sobre a o universo de uma pessoa que usa outros sentidos para se comunicar, se localizar, especialmente por que a organização da cidade é por placas ou sinalização visual.


Identificamos a dificuldade de locomoção na cidade e no transporte publico, porem para este existem alguns aplicativos e produtos que ainda não são acessíveis ou por serem caros ou por falha no poder publico de implantar sinalizadores no ponto de ônibus.
Outra pessoa nos falou sobre o problema que é localizar produtos no mercado, e nos fez pensar em um sistema de sinalização interno para identificar corredores e produtos. E um sistema externo que identifica-se lugares como farmácia, hospitais e serviços na rua, como um mapa tátil na rua, ou um piso tátil especialmente na frente desses locais.

Porem é muito importante saber se essas ideias atendem a necessidade do publico, e essas ideias são boas de fato para continuarmos com os projetos ou melhora-lo; Já que não conhecemos essa realidade de fato.

Então alem das pesquisa de campo, estamos entrando em contato com os blogs de pessoas com dificuldades visuais que ajudaram na nossa pesquisa inicial para saber suas opiniões, criticas ou sugestões sobre essas ideias; Ou nos informar sobre necessidade maiores que não identificamos.

Ficaria grata se pudesse entrar em contato conosco por email: thais_h7@gmail.com