O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

terça-feira, 25 de maio de 2010

Acessibilidade na TV

Faaaaaaaala galera!

Existe uma frase antiga que diz: "Uma imagem vale mais que 1000 palavras"

Depende do ponto de vista.

A mas como já disse uma ouvinte da minha antiga web rádio: se você é cego como vai ter ponto de "vista"? rsrsrs. kkkk. Tudo bem.

Mas o que eu quero dizer é: quando se trata de um cego, não é bem assim.

Podemos ver na TV (tudo bem, é mentira e eu não vi nada) kkkk. várias situações que passam batidas.

Alguém já viu aqueles programas de venda pela tv, provavelmente:

é muito comum a pessoa apresentar o produto mais ou menos assim:

Olha como ele é resistente!

Olha o designe! Que acabamento. É super prático e leve! Olhem só!

Até aí você, cego não tem a mínima idéia sequer de que produto estão falando. Talvez o nome já tenha te dado uma intuição mas.

Daí em seguida o apresentador diz: E você pode comprar o produto pelo telefone, sem sair de casa e até mesmo pela Internet!

você vai no site e o que tem:

Imagem do produto!

Sim aí eles falam: Você pode também comprar por telefone, durante o horário comercial!

daí o cego vê uma luz no fim do túnel:

Caramba pelo nome parece ser tal coisa e eu to precisando. Eu ligo lá e confirmo.

daí você escuta: Basta ligar para o telefone que aparece em seu vídeo.......... Já era né? Esquece.

Isso acontece com mais frequência que se imagina! Podem reparar.

Como se pode perceber, a acessibilidade na TV pode ser provida com atitudes simples: Descreva o produto enquanto mostra.

Outro dia li em um blog um radialista fazendo uma certa crítica sobre um repórter estar fazendo isso: Tipo descrevendo como era o local que desabou. Onde estava o resgate, tipo em que posicionamento e ele criticava dizendo algo como: a informação é redundante. eu já estava vendo. Estavam agindo como se eu fosse cego!

Por entender que aquilo foi por desconhecimento e não discriminação (ficar atento com isso as vezes), comentei no próprio blog, perguntando se ele já havia parado e pensado que alguns dos espectadores da reportagem poderiam ser realmente cegos. rs.

E mostrei a ele que tinha um cego lendo o blog! rs. ele respondeu, agradecendo por eu ter mostrado o outro lado. Bom. Minhas suspeitas estavam certas. Desconhecimento. rs.

Mas agora vou contar duas experiências, no relógio cronológico.

Uma aconteceu quando eu era adolescente.

Sabemos que nessa época a sexualidade aflora e muito.

Escuto de um colega:

Po as duas da manhã tem um programa muito bom!

Cara eu assisto de boa no meu quarto é muito da hora!

Duas da manhã... qual canal? Beleza. Pegando todas as informações, sexta-feira, nada pra fazer no sábado e pensei: Po vou conferir o tal programa! Pro horário..... Putz não vou perder.

5 pras duas, ligo a TV no canal indicado.

Ouço o anúncio. Parece legal.

Daqui há pouco estou eu escutando uma musiquinha e nada mais.... Vou escutando a música e nada....

Acaba a música... Um anúncio e outra música...

Eu não entendendo merda nenhuma.

depois que terminou a terceira música eu perdi a paciência e fui dormir.

No dia seguinte, fui perguntar a ele:

Que merda de programa é esse que você me indicou que só fica tocando musiquinha?

Não andré, é o seguinte: Enquanto a música toca, fica uma menina dançando e tirando a roupa. Troca a menina de acordo com a música.

Ai que ódio!

Ele me faz ficar acordado pra isso!

Nossa mas xinguei ele muito. Até que ele responde: Ué cara. Eu falei que o programa é bom. Não falei que servia pra você.... Mas que vontade de matar o cara!

kkkkkkkkkkkkkkkkk.

A outra já na minha fase adulta, mas de uma forma diferente:

Gostava de assistir ao canal aXN.

Tinha algumas séries legais no início dos anos 2000 que não vou me atrever a escrever os nomes porque não lembro a grafia, mas beleza.

Mas eu tinha um problema sério com aquele canal.

eles mostravam a série, dia, mas jogavam o horário na tela!

Aí eu tinha que: Ou chamar alguém que enxerga (nessa época não morava sozinho) pra vir correndo durante o anúncio para me falar, ou ir no site do canal na Internet depois e pesquisar.

Aí eu pensava: E quem não tem computador e mora sozinho?

Vou mandar e-mail pra eles.

escrevir, contei toda a situação, bla, bla, bla.

Na semana seguinte noto que começaram a falar os horários.

Pensei: independente de terem lido meu e-mail ou não, tá legal! Agora acabou a dificuldade!

duas semanas depois começa a veicular um anúncio:

A partir de tal dia, as séries do canal passarão a ser legendadas, preservando o audio original! kkkkkkkkkkk. Adiantou muito!

No próximo post eu vou contar sobre uma saga que começou anos depois disso, quando comecei a praticar inglês e por questões de treino, comecei a optar por assistir no cinema a alguns filmes legendados.

Mas sinceramente eu não esperava que daria tanta confusão! kkkkk.

Amanhã eu conto.

Mas não poderia terminar esse post antes de demonstrar minha felicidade, como apaixonado por esporte e lógico, mostrar o que é uma narração acessível!

Já que no post domingo de futebol na tV eu falei das dificuldades com as narrações de sílvio Luiz, nada mais justo do que agora elogiar um cara que faz uma narração perfeita, no que dis respeito à acessibilidade.

dica: As 500 milhas de Indianapolis domingo será uma corrida narrada por ele!

Teo José!

Desde a época da rede Manchete eu o admiro. A narração dele dá total noção para um cego do que acontece em todos os esportes que narra.

Automobilismo, por exemplo tudo começa com a volta pelo circuito onde um carro é seguido pela câmera. Ele daí vai descrevendo todo o circuito.

O cego a essa altura já sabe como é a pista em questão.

Na hora de narrar a corrida, seja tentativas, ultrapassagens a narração dele além de emocionante é descritiva.

Na hora de um replay de um acidente ou ultrapassagem, novamente ele descreve com detalhes.

Se eu tivesse que dizer algo a ele nesse momento diria:

Cara! Sua narração dá total noção até mesmo para um cego do que acontece.

Parabens!

Não sei se faz isso intencionalmente ou não, mas de qualquer forma, continue!

É isso que eu diria. Já postei isso no Twitter uma vez e já tentei mandar 2 e-mails dizendo isso a ele mas voltou. Um dia eu consigo! rs.

Então é isso galera! Amanhã eu conto sobre as legendas no cinema.

Nenhum comentário: