O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aventuras na virada cultural

Faaaaaaaaala galera!

Nesse post eu vou falar um pouco das minhas aventuras na virada cultural e também um pouco do assunto Cão Guia, que é polêmico.

Ué andré mas por que você vai juntar as duas coisas?

Simples. Tem uma cadela guia na história. kkkkkkk.

Minha aventura começa no sábado, com algumas mudanças de planos.

Ia encontrar com uma galera do trabalho para assistirmos ao show dos remanescentes do conjunto Buena vista, às 18 horas.

como acordei às 18:30, vocês agora já sabem né?

Até que depois um amigo me manda mensagem dizendo: Vamos pro 8... e eu lá vou lembrar onde fica o palco 8? Eu só lembrava os locais e horários do que eu queria assistir.

Então vamos lá. Próximo programa. Praça Julio Prestes, assistir Zélia Duncan.

Fui lá. Cheguei o show já tinha começado e fiquei longe do palco porque tava lotado já.

Dava pra ouvir as músicas com uma mistura do som dos instrumentos com o das caixas que distribuíam o som.

Mas foi um show legal.

Conheci uma galera e começamos a bater papo.

Eis que na saída falaram: Po a gente vai pro trem das 11. Tá a fim?

Pensei: A... Eu ia pro Cidade Negra, mas já fui uma vez. Esse trem das 11 deve ser legal né?

Bom chegou o trem das 11, só que não conseguimos embarcar.

E ele passava só de uma em uma hora.

Daí chegava sempre um perguntando: Aqui é a fila pro trem das 11? E eu sempre que podia respondia. O das 11 já era. agora só o da meia-noite.

Vira e mexe alguém ria, até que um muito espirituoso responde: Não. Tem o das 11 da manhã agora.

Bom, a fila muito grande, dava volta na estação da luz. Até que em um momento a fila quebra e alguém começa a falar que eu e a galera que estava comigo não fazíamos parte da fila.

confusão, até que uma pessoa de iniciativa resolveu a questão organizando a tal fila.

Eis que chega o trem da meia-noite. Ou seria das 11? sei lá.. O trem das 11 à meia-noite. Em fim: Conseguimos entrar nele.

Bom, eu só estava com uma preocupação que graças a Deus não aconteceu durante a virada. eu ficar sem cerveja. rs. Vários vendedores próximo aos palcos que quando percebiam um consumidor sempre passavam gritando, ou perguntando: Mais uma?

voltamos ao trem.

Valeu toda aquela fila e confusão. Ele seguiu da Luz até o Brás, com uma banda tocando Samba e essa banda passeava pelos vagões.

Ao chegar no Brás, um boneco do adoniran Barbosa recepcionava contando algumas histórias da maloca.

em seguida, eram representadas senas relacionadas à algumas músicas dele. depois da sena uma banda tocava a música em questão.

Em suma: Pra quem valoriza a música e gosta de conhecer sua história, foi um programa imperdível. Quem não foi, perdeu.

voltando para a Luz, me separei do pessoal que eu tinha conhecido. Eles iriam assistir Jair Rodrigues.

Eu, iria para a Vieira de carvalho para assistir Luiz Caldas.

Pensei:

Tentando chegar próximo uma hora antes do show, eu consigo até às 3 da manhã que será o início ficar num lugar legal, bem no meio do povo. Dito e feito. Cheguei e tava lotado e fiquei só aguardando terminar o show do Sidney Magal, pra galera começar a sair e eu ir bem lá pra frente.

Mas, onde eu estava também não era difícil conseguir cerveja. rs.

Acabei conhecendo um camarada que já tava altamente bêbado e a família estava toda junto. Mãe, esposa, filhas. rs.

O cara tava tão bom que nem o telefone dele ele lembrava mais e cada hora que ele me passava era um número diferente e ele dizia: Pera... Não é isso não... rs.

Até que depois eles foram embora.

Nos despedimos. era uma galera super do bem.

até que eu percebi pela movimentação. É a hora.

O pessoal saiu e a galera que queria assistir Luiz caldas começando a chegar. Na minha frente, pouco som de pessoas. É agora... Armei minha bengala e fui eu bem lá pra frente... Onde eu queria. rs.

Só escuto comentários: Impressionante! O cara é cego... como ele percebeu que se ele quisesse ir pra frente o momento era agora?

Luiz Caldas começa a tocar, dobro minha bengala, amarro na sintura e começo a dançar, junto com a galera. foi um show daqueles!

Termina o show e eu resolvo ir pra casa. Bem devagar, no meio da multidão, sabendo que precisaria de paciência.

Uma senhora passa por mim quando eu caminhava em direção ao metrô e dizia: Moço, você tá sozinho? Sim to.

Porque eu sou assim. Se eu quero fazer algo e encontro alguém que queira, legal. senão eu pego minha bengala e vou eu. rs.
Eu não tinha comentado com ela e ela disse?

Você não tem medo? Eu disse: não.

ela você sabe onde está? Mas é incrível como tem gente que acha que cego não sabe onde está. rsrsrsrs.

Você mora onde? Eu respondi: Moro aqui no centro. Ah... Por isso que você anda assim con tanta segurança né?

Nossa gente aleluia! ela conseguiu entender que eu conhecia o lugar rsrsrs.

Estou voltando na direção do metrô. Chega uma das frequentadoras do arouche, e me pergunta:

Amigo você está indo pra onde?

Para o metrô. Te deixo na catraca.

Agradeci e fomos. Ela já tava doida.

Dava boa noite pra todo mundo que passava e quando não respondia ela: Que povo mal educado!

Nem responde nosso boa noite! Né amigo?

Daí respondo: É verdade... Mas... Te chamo de amigo ou de amiga? sei lá né? Era melhor perguntar..... ela responde: Sou sua amiga, por favor.... tá bom...

O boa noite era respondido por outras amigas, digamos. Já que a região do Arouche tem várias.

Nessa hora me passou pela cabeça. algumas pessoas, além de não responderem ao cumprimento, deveriam estar fazendo uma tremenda cara de reprovação.

Infelizmente, a homosexualidade, Bisexualidade e afins ainda não são aceitas pela sociedade como deveriam e o que mais você encontra são pessoas que fingem aceitar.

E ali eram duas situações que fogem aos padrões. Um cego, sendo guiado por um homosexual.

E eu, naquela zoeira de sempre. Teve uma hora que ela disse:

Nossa! To bêbado! Daí eu: ei! dá pra você decidir logo se tá bêbado ou bêbada? Ela começou a rir. rsrsrs.

Aí chegamos na entrada do metrô. Maior tumulto. Ela queria que as pessoas me dessem licença para entrar na estação antes, para não enfrentar o tumulto. Achei até a intenção legal. só que a forma de abordagem...

ela chegava empurrando...

Depois gritava; É o meu amigo deficiente visual.. eu não vou deixar de colocar ele aí dentro!

Eu pedia calma pra ela. Eu sabia que a entrada do metrô ia requerer paciência...

daí pensei também.

Talvez aconteça com os homosexuais o que acontece com os cegos.

Quando tomamos uma atitude não adequada, agressiva ou em fim, qualquer falha, a sociedade tende a generalizar.

Naquele caso pela atitude dela as pessoas que ali estavam, no mínimo devem ter levado aquela imagem de homosexual, quando nem todas as pessoas são iguais independente de certas características.

depois dos escândalos e eu estar finalmente na catraca do metrô, fui pra casa.

Acordo às 11 da manhã e me lembrei que um amigo queria ir no palco da São João. Ainda dava para assistir o que queríamos. Raimundos, Arnaldo Antunes e titãs.

A Pitty a essa altura já era. rs. O show seria as 9:30.

combinamos de nos encontrarmos ao meio-dia, almoçar e caminho da são João!

Ele chega na minha porta com sua cadela guia.

Aí vamos parar e pensar.

cão guia.

Ao contrário do que muitos pensam, eu não sou contra cão guia e sim contra atitudes de alguns usuários e valta de bom senso na hora de decidir por ter ou não ter, onde ir com ou sem.

Num local lotado, virada cultural, barulho excessivo... Até onde isso não será prejudicial à saúde do animal?

Tipo a minha vida. curto minhas baladas fins de semana. se eu vou virar a noite problema é meu! Submeter um cão que não tem escolha e culpa a essa situação já não é legal ao meu ver.

Quando saio para o trabalho, não obstante pego conduções tão lotadas onde até a minha entrada é difícil.

O cão é treinado? Sim. Ele sabe guiar? sem dúvida; Mas e a saúde dele?

Será que não é prejudicada por esta situação?

E não é suficiente o argumento muito utilizado por alguns usuários de que existem as compensações depois. Olha... stresse não tem compensação. Me desculpem!

Na verdade acho que deve haver um debate maior, até mesmo com a sociedade protetora dos animais, para se chegar a um consenso e haver até algumas restrições ao meu ver.

Então fomos lá...

Chegamos no palco. Raimundos fazendo maior show. Encontramos uma galera, fizemos amizade e começamos a tomar cerveja!

Paramos próximo a essa galera e alertei a ele que era melhor parar por aí. Poderia estar rolando bate cabeça mais na frente e seria complicado para a cadela. Eu até gostaria de entrar na parada se rolasse mesmo, mas..... rs.

Paramos e a danada da cadela queria puxar a gente pra muvuca. rsrsrs.

Paramos lá e curtimos o show.

Raimundos saindo do palco e a missão dar água para a cachorra. rsrsrs.

tinha gente vendendo água, mas a gente não tinha arrumado um copo ou algo assim pra fazer isso.

Paramos em um restaurante próximo pra tentar comprar pelo menos a água da cachorra.

e lógico, de repente comeríamos e beberíamos alguma coisa.

Eis que nossa entrada foi barrada.

Bom, fica para conhecimento. Aqui em são Paulo, Rio e algumas outras localidade, não se pode proibir a entrada de cães guia em estabelecimentos.

se você é dono de estabelecimento seja comercial ou o que for, informe-se antes de tomar essa atitude, senão vai estar encrencado. rsrsrsrs.

Muitos não cumprem a lei, talvez por desinformação. O cão guia é altamente treinado. Não morde ninguém e muito menos vai fazer sujeira no seu estabelecimento.

A alimentação é controlada para que o dono tenha noção aproximada dos horários e os animais também dão sinal caso estejam precisando rs.

então, deram várias desculpas no sentido de não nos deixar entrar.

eis que chega um camarada que já tava super louco e resolve comprar a briga. O cara já tava louco, sem camisa, resolve gritar... Os caras fecharam a porta para que a gente não entrasse. O maluco já resolveu começar a bater no vidro, fez escândalo... então... a situação já tava difícil e o cara ainda tava piorando. Lembra daquelas pessoas que eu digo que querem ajudar quando você não precisa e acabam atrapalhando?

Então. Ele estava certo, assim como a gente. só que a forma dele agir não estava.

Tinha 2 policiais almoçando lá. saíram, falaram que estávamos certos e que iam resolver.

Eu falei que a gente só tinha uma prioridade. comprar água pra dar pra cadela. aí o dono saiu dizendo que entrar com ela a gente não podia, no que os policiais falaram que isso ele não podia fazer. ela era guia. Aí ele veio com a desculpa de que não tinha visto que éramos cegos. Putz será que ele também era?

No fim acabamos entrando e resolvendo o problema. Consumimos normalmente no local e saímos.

Voltamos para o Show do Arnaldo Antunes. Depois do show, tentar acesso ao banheiro químico e encarar o próximo show. Titãs.

A cadela até que fazia sucesso. Várias pessoas passavam, brincavam com ela. rs.

Falamos em brincar com cão guia e nisso acho interessante dar um toque.

Nunca o faça no momento em que ele estiver guiando.

Motivo: Todos gostam de carinho, certo? Com o cachorro não será diferente e ele poderá perder a concentração, fazendo com que o cego bata em algum obstáculo ou algo parecido.

Se quiser brincar, fale antes com o dono, para que ele possa soltar a guia e colocar o cão numa posição a qual ele foi treinado para entender que nesta hora ele pode brincar.

Outra coisa interessantíssima. Em hipótese alguma jogue algo para que o cão coma.

Por 2 motivos.

Ele é treinado para não pegar nada do chão e é interessante que ele não perca esse treinamento, até para que o cego não passe constrangimento em algum restaurante ou até mesmo na rua com o cão catando coisa do chão ou pedindo comida.

O outro motivo é: Se ele come fora de hora, provavelmente terá de fazer as necessidades também fora de hora e se estiver passando mal, fará onde não deve fazer sem que o cego tenha controle sobre isso e lá vem o constrangimento de novo.

Tinha horas que até eu queria ser a cadela! É que vira e mexe vinha alguma menina e começafa a fazer carinho nela! Ai que inveja! Nem precisavam ser várias. Uma só já tava bom! Sou humilde! kkkkkk.

Por enquanto é só isso gente.

Até mais!

Nenhum comentário: