O que você acha da minha ideia de indicar algum som que curto em cada postagem do Cotidiano Cego?

quarta-feira, 5 de maio de 2010

confusão entre as deficiências

Faaaaaaaaala galera!

Por incrível que pareça, existem pessoas que confundem cegos, surdos, pessoas com dificuldade motora.

Não deveria, mas é comum, um cego querer atravessar, chegar uma pessoa e gritar bem no ouvido: PRA ONDE VOCÊ VAI?

Acontece.

Vou contar duas histórias.

Viagem para São José dos Campos. Pegamos trânsito na volta e pra variar um pouquinho, eu e um amigo paramos no Tietê na intenção de tomar um chopp antes de ir pra casa. Tava maior calor... Um chopp não. Uns né?

Beleza.

ao chegar na catraca do metrô, solicitamos o auxílio de un funcionário. Para quem não sabe, existe um serviço no metrô e nos trens de São Paulo, onde o portador de deficiência é conduzido até o embarque e o funcionário que efetua esse auxílio, avisa à sala de controle, para que quando a pessoa desembarque, tenha no destino um funcionário que a conduza, ou até a baldiação (se for necessária), ou ao lado de fora da estação.

Meu amigo enxergava normalmente. só que na sé, faríamos a transferência para sentidos opostos. E eu, necessitaria de ajuda.

O funcionário nos acompanhou. O metrô encosta, abre a porta e eu não sabendo o que acontecia.

Só escuto o funcionário gritar: caramba! Peguei o cego errado!

Ou seja: Ele guiou até a entrada o meu amigo que não precisava e também não estava entendendo nada, enquanto eu permanecia fora do metrô!

Po confundir o cego com quem enxerga, essa foi tudo! rs.

Agora a mais engraçada.

Eu e minha amiga no cinema lá no Tatuapé.

ela tem dificuldade motora. Usa, por isso, uma bengala de apoio.

E é incrível como as pessoas, mesmo os seguranças de shoppings que são treinados não conseguem muitas vezes diferenciar.

Chegamos no shopping. Fomos ao cinema. As pessoas na tentativa de ajudar, tentavam guiá-la. Po mas ela não precisava... E já tavam me guiando... Pior é quando achavam que eu não teria apoio.

Ou seja: As pessoas entendiam claramente que um não enxergava e outro mancava... Só não identificavam qual era qual, mas.... rs.

Na hora de escolher a poutrona do cinema a moça tentando ajudar. claro. Pra mim não faria diferença, mas pra minha amiga sim. Então, deixa ela escolher...

Até que a moça pergunta: Mas ali a claridade não te atrapalha?

Nossa, ainda não tinha percebido que ela enxergava. kkkkkk.

Na volta, para o metrô.

O segurança se aproxima.

Pra onde vocês vão? Eu disse: Vou pra Marechal.

Ela dizendo que ia para o oposto. O elevador abre. Vamos para a plataforma.

O segurança vai, tenta guiá-la e diz: Eu vou embarcar quem primeiro?

Bom amigo, na verdade você só vai embarcar um.

E quem ele achou que seria?

Nos despedimos e ela foi para a plataforma. Ele: Ué, ela embarca sozinha? Eu tive que explicar. Moço... O cego sou eu. ela enxerga!

Ele... a, tá.... É que... Ela tá com uma bengala.... kkkkkkkkkkkkk.

Gente em breve eu volto com mais alguns fatos. Até mais!

Nenhum comentário: